Economia
Intenção de consumo das famílias cresce 1,4% em setembro
Pesquisa destaca melhora na percepção da renda atual
Quinta-feira, 22 Setembro de 2022 - 18:57 | Agência Brasil

O indicador antecedente Intenção de Consumo das Famílias (ICF) subiu 1,4% em setembro, alcançando 84,4 pontos, seguindo a tendência de alta iniciada em janeiro deste ano. O patamar supera em 16,5% o resultado de setembro do ano passado. Os dados foram divulgados hoje (22) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
De acordo com a CNC, o aumento foi influenciado pela melhora do mercado de trabalho. “Com efeito, os indicadores de Emprego Atual e de Perspectiva Profissional permaneceram como os únicos nos quais todas as famílias se demonstram satisfeitas”, ressalta a entidade.
A Perspectiva Profissional subiu 1,4% em setembro, para 103,4 pontos, após a queda de 0,3% registrada em agosto. Na comparação anual, a alta é de 25,3%. Os dados apontam que 47,1% dos entrevistados disseram estar com uma perspectiva positiva para o emprego nos próximos 6 meses.
O segundo componente de maior influência no ICF no mês foi a avaliação da Renda Atual, com alta de 2,1%, para 99,1 pontos. Na comparação com setembro de 2021, o componente subiu 25,6%.
“Contribuíram para isso o aumento do valor do Auxílio Brasil e a recuperação de parte do poder de compra decorrente da deflações de julho e agosto. Para as famílias com renda abaixo de dez salários mínimos, a alta foi inclusive mais expressiva (2,2%), o que corrobora a influência dos programas de renda”, explica a CNC.
A Perspectiva de Consumo nos próximos meses subiu 1,2% na passagem de agosto para setembro e 7,8% na comparação anual. Segundo a entidade, o componente foi favorecido por “avanços nas condições de consumo, com renda, inflação e mercado de trabalho mais favoráveis”.
Porém, a CNC destaca que, por causa do suporte financeiro para as famílias de baixa renda ser temporário, a Perspectiva de Consumo cresceu influenciada pelas famílias com renda acima de dez salários mínimos.
Últimas Notícias
- Água Clara - 15:43 Preso terceiro envolvido em morte de homem jogado em lago
- Red Flag - 15:28 Esquema de tráfico de drogas por via aérea é investigado pela PF
- Cultura - 15:00 Show “Africanidades” será neste sábado no Teatro Aracy Balabanian
- Ministério Público - 14:50 Imagens de satélite detectam devastação de áreas no Pantanal de MS
- Oportunidades - 14:21 360 vagas e salário inicial de R$ 7,9 mil
- Patrimônio imaterial - 14:00 Povos originários são tema de I workshop de música e poesia na UFMS
- Infraestrutura - 13:50 Governo de MS lança licitação para modernizar 673 km de rodovias
- Justiça - 13:32 Câmara valida nova regra para suspender visitas de pais agressores aos filhos
- Campo Grande - 13:00 Halloween do Pátio será no dia 1º
- Economia - 12:40 Fiems recebe Jornada Nacional de Inovação da Indústria nesta quinta-feira