Economia
IGDI aponta otimismo empresarial na atividade industrial
Índices de intenção de investimento e confiança evoluíram em MS, segundo FIEMS
Terça-feira, 28 Setembro de 2021 - 09:56 | Redação

O IGDI (Índice Geral de Desempenho Industrial) de Mato Grosso do Sul registrou a marca de 59,8 pontos em agosto, resultado 6,7 pontos acima da média histórica para o mês. Na comparação com julho, o índice apresenta pequeno recuo, sinalizando acomodação após uma forte alta de 5,3 pontos verificada no mês anterior.
Criado pelo Radar Industrial da FIEMS, o IGDI sintetiza o comportamento da indústria em Mato Grosso do Sul a partir das pesquisas de Confiança e Sondagem Industrial. O índice é composto por cinco variáveis - emprego, investimento, produção, utilização da capacidade instalada e confiança.
Ezequiel Resende, coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da FIEMS, detalha que a alta do IGDI na comparação com a média histórica para o mês é resultado dos aumentos na intenção de investimento dos empresários e do índice de confiança para os próximos seis meses. “Os índices de intenção de investimento e confiança apresentaram pequenas evoluções, indicando uma possível tendência de estabilização, porém, em patamares elevados com 62,3 e 65,1 pontos, respectivamente”.
Nesse levantamento, 82% das empresas industriais do estado reportaram estabilidade ou crescimento da produção. Quanto à utilização média da capacidade instalada, os respondentes disseram que ela esteve em 70% do total.
Sobre o IGDI- O índice varia de 0 a 100 pontos. Quanto maior, melhor o resultado percebido pelo industrial. Valores a partir dos 50 pontos indicam que o desempenho, na média, foi satisfatório.
Últimas Notícias
- Três Lagoas - 18:39 Condutor flagrado transportando maconha em carro clonado é preso
- Oportunidades - 18:18 Prorrogadas inscrições para mestrado em Propriedade Intelectual do IFMS
- Campo Grande - 17:50 Comerciante é preso por vender cigarro eletrônico em conveniência
- Roubo com violência - 17:32 Evadido da prisão agride, rouba idoso e é detido na Capital
- Arte - 17:17 Oficina gratuita em Campo Grande aborda gestão cultural
- MPMS e Agepen - 16:59 Convênio aprimora monitoramento em casos de violência doméstica
- Campo Grande - 16:32 Campo Grande sediará 1º Encontro Centro-Oeste ICLEI Brasil
- Justiça - 16:06 Condenados têm aumento de pena
- Saúde - 15:50 Futura Unidade de Saúde em Dourados será referência em MS
- Oportunidades - 15:39 Universitários que querem estudar na UFGD podem se inscrever em seleção