• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
IARA VILELA

Jornalista especializada em Turismo. Acredita que viajar é sempre a melhor escolha. Compartilha em suas redes sociais e no blog Viajando Aprendi as experiências das viagens por 48 países e mais de 160 cidades espalhadas por cinco continentes. Quer inspirar as pessoas a viajarem sempre mais.

Minhas Redes Sociais:

9 países para viajar só com o RG

Fazer uma viagem internacional pode ser bem mais fácil do que você pensa! Quer ver só? Saiba que existem vários países onde o cidadão brasileiro NÃO PRECISA DE PASSAPORTE e pode entrar utilizando apenas o bom e velho RG! 

Sim! Isso tudo acima é verdade! Os países que fazem parte do Mercosul possuem um acordo que seus cidadãos podem transitar livremente pela região utilizando apenas a carteira de identidade.

É tudo muito fácil, mas antes é preciso prestar atenção em algumas regrinhas. Anota aí!

RG válido

Essa é a regra mais importante de todas! No momento que estiver fazendo a imigração você deverá apresentar seu RG para o fiscal e esse documento PRECISA estar válido! 

Nossa carteira de identidade não possui validade, então para evitar problemas uma norma foi criada: a de que o RG precisa ter sido expedido há menos de 10 anos! Essa é a validade "internacional" dele. Ou seja: estamos em 2020, se o seu RG tiver sido feito de 2010 para trás, você deve tirar um novo (ou já fazer um passaporte, né?). 

E se você está se perguntando o que pode acontecer caso seu RG não esteja válido, a resposta é simples: não permitirão que você entre no país. Na verdade, é bem provável que você nem saia do Brasil, já que as companhias aéreas verificam essa informação já no momento do embarque.

Outra coisa extremamente importante é que APENAS o RG é aceito no lugar do passaporte nos países do Mercosul. Outros documentos como CNH, Registro de Nascimento, Carteira da OAB ou Carteira de Trabalho não serão aceitos em nenhuma hipótese. 

A última regra que você deve ficar atento é caso tenha conexão em algum país que não faça parte do acordo. Nesse caso o RG não será aceito como documento, então verifique certinho sua rota. EX: se seu voo tiver escala no Panamá, o único documento aceito será o passaporte!

Países para viajar só com o RG

Agora que você sabe quais são as regras para viajar apenas com a sua carteira de identidade, veja essa lista com 9 países onde você você pode se programar para visitar sem nem precisar de passaporte! 

1 - Uruguai

2 - Argentina

3 - Peru 

4 - Chile

5 - Equador

6 - Colômbia

7 - Venezuela

8 - Paraguai

9 - Bolívia 

Lembrando que no Viajando Aprendi temos muuuuuuito conteúdo sobre vários desses países citados acima! Vai lá ou segue a gente no Instagram para receber dicas incríveis!


DEIXE SEU COMENTÁRIO