• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
CRISTINA KATAYAMA

Médica Dermatologista formada há 23 anos. Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e American Academy of Dermatology. Ama a pele e promove o equilíbrio saúde/beleza como meio de elevar a autoestima.

Minhas Redes Sociais:

Acne da mulher adulta

Você sabe o que é Acne da mulher mulher adulta?

Acne da mulher adulta é bem frequente hoje em dia e é diferente da acne da adolescência e da acne da menopausa. Interfere na qualidade de vida pois tem impacto social e psicológico como mostram alguns estudos.

Entra nesta classificação mulheres com acne a partir de 25 anos até 45 anos (para alguns autores).

É crônica e geralmente apresenta lesões inflamatórias podendo levar a cicatrizes. Tem acometimento preferencial na forma da letra U na face (parte inferior e laterais do rosto) diferente da acne da adolescência que já tem a letra T como áreas mais comuns (parte superior e central da face).

A maioria tem piora pré-menstrual.

Pode ser PERSISTENTE - quando tem início na adolescência e se mantém até a vida adulta (às vezes não é percebida pois a paciente fez uso de anticoncepcional por muitos anos) ou DE INÍCIO TARDIO - começa de forma bem leve na adolescência e piora na fase adulta.

Exames laboratoriais hormonais não mostram grandes alterações a não ser que paciente tenha outros sinais ou sintomas que indiquem uma doença associada.

Fatores que interferem na gravidade da acne: alimentação, medicamentos, estresse, tabagismo, doenças endócrinas, suplementos.

A rotina de skincare é sempre necessária (higienizador, hidratante específico, protetor solar para pele oleosa) e os tratamentos tópicos e/ou sistêmicos são ótimos mas precisam ser exclusivos para cada mulher e obrigatoriamente prescritos e acompanhados por um médico Dermatologista.


DEIXE SEU COMENTÁRIO