• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
LORIANY ALBUQUERQUE

Psicóloga campo-grandense, realiza atendimento psicoterápico de base analítica para adolescentes e adultos. Seu trabalho visa a melhora significativa na qualidade de vida de cada paciente.

Minhas Redes Sociais:

Sobre maturidade

Maturidade não é um estado cronológico, você não vai chegar em certa idade e simplesmente atingir o auge da maturidade. Ela acontece de acordo com as suas vivências e experiências de vida, ela é moldada a partir de tudo aquilo que você já experimentou.

Pode ser relacionada com os nossos erros e acertos, pois quando erramos também estamos experimentando e aprendendo algo. É o que você tira de bom de todas as suas experiências que vão formar o seu nível de maturidade.

Nós temos tendência a repetir comportamentos de pessoas próximas e que tivemos contato na infância e a lidar com situações a partir de vivências já experimentadas por nós, pois foi o primeiro contato que tivemos com o mundo e foi como aprendemos a sobreviver e de alguma forma acreditamos que deu certo.

Então mesmo que o contexto seja diferente, a forma de lidar com algumas situações já está instalada em nós, é como se vivêssemos por meio de repetições inconscientes. E a cada vivência nova vamos nos adaptando e aprendendo evoluir com ela.

A vida pode ser considerada como uma evolução infinita, pois estamos em constante processo de crescimento, todos os dias é uma nova oportunidade para aprender e evoluir sem ter um limite definido, pois isso é você quem estabelece.

Não tenha medo de se conhecer e desejar evoluir sempre mais. O medo de evoluir muitas vezes aparece atrelado ao medo de não dar certo, de não ser bom o suficiente para realizar algo que deseja. Mas tudo isso faz parte de um processo, pode parecer clichê, mas ninguém nasce sabendo, você só precisa dar o primeiro passo e começar.

Você pode alcançar o que quiser, desde que você queira realmente e busque os caminhos necessários para realizar. Procure não se comparar com outras pessoas nesse percurso, cada uma tem seu próprio processo e tempo. A sua maturidade é alcançada diariamente quando você está disposto a melhorar e evoluir como pessoa.


DEIXE SEU COMENTÁRIO