Eliza Montes é consultora de moda e influenciadora digital, sendo especializada em Consultoria de Estilo e Harmonia das Cores usando o círculo cromático
Cápsula de trabalho com 12 peças
O que você precisa é observar a formalidade do seu ambiente de trabalho e planejar a sua cápsula
Segunda-feira, 06 Março de 2023 - 07:00
Quero saber se você já verbalizou a celebre frase: NÃO TENHO ROUPA! Isso é bem comum entre nós mulheres (rs). Tenho certeza que você já passou ou passa por isso, mas não julgo.
Você sabe porque isso acontece?
Simplesmente por ignorar a sua rotina do dia a dia. Por exemplo, você gosta muito do seu momento de lazer, e quando sai pra comprar roupas, compra focando nesses momentos, ou ainda adoooora uma roupa de academia, e quando abre o armário só tem peças esportivas.
Vale lembrar que muita gente passa mais tempo no trabalho, do que em qualquer outro lugar. Então, porque não focar no que será essencial pra você, e de quebra render vários looks lindos e estilosos para te acompanhar na sua rotina de trabalho.
Entendo que muitas pessoas não gostam de roupas formais e tradicionais, porém se o seu local de trabalho pede, que tal fazer isso de forma consciente e planejada.
O que você precisa é observar a formalidade do seu ambiente de trabalho, e a partir daí, é só planejar a sua cápsula. Pra você que não sabe como funciona, fica tranquila que vou te ajudar.
A cápsula de trabalho, é como um mini guarda-roupa dentro do seu armário, com um número x de peças, e essa cápsula varia de acordo com a sua necessidade.
Todavia, isso não te impede de usar alguma peça dessa cápsula de trabalho, para um look fora do trabalho, ok!? Aliás isso é fundamental, quanto mais vezes você usar a peça, melhor!
Aqui vou dar dicas de uma cápsula bem enxuta e funcional, pra você arrasar nos seus looks de trabalho, usando somente 12 peças.
A ideia da cápsula é permitir que você multiplique as possibilidades usando as mesmas peças, porém em looks completamente diferentes, parecendo que você tem um look novo todo dia.
1 - Cápsula de trabalho FORMAL
Nossa primeira cápsula está focada em um ambiente de trabalho extremamente formal e mais tradicional, onde as peças são mais retas, em alfaiataria de qualidade, e em tonalidades mais neutras. Claro que pode ter cor, porém tudo muito mais sóbrio, onde até as cores são mais escuras. Aqui escolhi o vinho, como ponto de cor, entretanto pode ser qualquer tonalidade mais escura, que transmite mais autoridade e formalidade.
Por onde começar:
- Defina a formalidade das peças – Peças formais e tradicionais;
- Quantidade de peças (12) - 3 partes de baixo, 7 partes de cima e 2 calçados;
- Paleta de cores - Optei pelo preto, branco, bege e vinho (peça estampa segue as cores da paleta);
- As peças precisam ter QUALIDADE, pois você vai repetir muitas vezes, então vai precisar lavar mais;
- Faça todos os ajustes necessários na peça para te vestir bem;
2 - Cápsula de trabalho INFORMAL
Essa segunda cápsula está direcionada para um ambiente de trabalho mais informal e criativo, com peças em jeans, tecidos em malha, e com tonalidades mais chamativas. Nessa cápsula podemos “brincar” muito mais com as cores, e as formas das peças. Porém cuidado para não abusar de decotes, transparências (somente com regata por baixo), ou comprimento muito curto, afinal de contas, ainda estamos falando de roupas para o ambiente de trabalho.
Por onde começar:
- Defina a formalidade das peças – Peças informais e criativas;
- Quantidade de peças (12) - 3 partes de baixo, 7 partes de cima e 2 calçados;
- Paleta de cores - Optei pelo preto, branco, jeans, laranja e verde (peça estampa segue as cores da paleta);
- As peças precisam ter QUALIDADE, pois você vai repetir muitas vezes, então vai precisar lavar mais;
- Faça todos os ajustes necessários na peça para te vestir bem;
Com a cápsula de 12 peças, você consegue variar durante toda a semana, e até durante todo o mês, sem repetir o look se você for criativa. Basta incluir os acessórios pra mudar a cara do look, como colar, brinco, lenços e cintos.
As peças que você vai repetir e intercalar durante a semana, são as partes de baixo, e os calçados. Como por exemplo na primeira cápsula, segunda-feira você usa um look com a calça vinho, na terça look com a calça bege, e na quarta look com a saia preta. Já na quinta-feira, você volta a usar a calça vinho novamente, e assim por diante, revessando o calçado também. A mesma ideia se aplica para a segunda cápsula.
Fique à vontade para incluir mais algumas peças, porém as 12 peças, supre perfeitamente a necessidade inicial pra você estar bem vestida.
Viu, como não é tão difícil? A cápsula de trabalho, não precisa ser sem graça, ela só precisa se conectar com as outas peças. E você ainda pode adequar ao seu estilo pessoal e desejo de imagem.
Quero saber se você se animou, em montar uma cápsula de trabalho. Pode começar com as peças que você já tem, quero te inspirar a multiplicar as possibilidades no seu guarda-roupa e se precisar comprar algo, que seja de maneira consciente e planejada