Eliza Montes é consultora de moda e influenciadora digital, sendo especializada em Consultoria de Estilo e Harmonia das Cores usando o círculo cromático
15 tendências para você se atualizar
É importante usar aquilo que representa o seu estilo pessoal e desejo de imagem
Segunda-feira, 13 Março de 2023 - 07:00
Hello people!
Bora avaliar as tendências que prometem bombar esse ano?
No entanto, o importante é você entender o conceito por trás, e usar só aquilo que representa o seu estilo pessoal e o seu desejo de imagem.
Lembrando que a tendência não é sobre você sair comprando tudo que “está na moda”, mas se atualizar com o que está rolando no mundo, e assim encontrar dentro do seu guarda-roupa, peças que vão renovar o seu look do dia, seja pela cor que voltou e você tem uma peça dessa no seu armário, ou até mesmo a forma de arrumar essa peça no seu corpo, o chamado truque de styling.
As tendências sempre são ditadas pelo mercado Europeu, ou seja, o hemisfério norte está sempre seis meses na frente, do que o hemisfério sul. Então acaba que tudo que rola lá fora, influencia muito, até chegar aqui no Brasil. Porém com a moda globalizada como temos hoje, acaba fazendo uma misturéba de tudo e mais um pouco.
Por isso, separei 15 tendências das passarelas internacionais, que prometem emplacar em 2023.
1 – Vestido coluna
O vestido reto no estilo coluna, sexy e chic, é o alvo da vez! Por ser uma peça única e longa, é a escolha certeira, para quem quer causar o efeito de alongamento da silhueta. Porém atenção com a barra, ela precisa estar ajustada com a sua altura, para não arrastar no chão.
2 – Franjas
Faz tempo que as franjas estão tentando emplacar, elas realmente estão tendo muita dificuldade para conquistar o seu espaço. Nessa temporada elas chegam mais estruturadas e pesadas, não tão fininhas e fluidas, ou seja, estão mais aglomeradas, tanto que até lembra uma pluma vista de longe, quase um pompom de tanto volume. Será que desta vez a franja vai pegar?
3 – Poá
O poá é uma estampa clássica, que sempre vai e volta, assim como o animal print, o xadrez, as listras, e o floral. Porém a estampa veio revisitada, não só como aquele famoso poá preto e branco. Dessa vez chegaram coloridos, com maxi bolas, tanto com mais contraste, como também com menos contraste. Esse ano em especial vamos ter uma moda mais clássica e retrô, por isso não tinha como deixar o poá de lado, não é mesmo?
4 – Couro
Nas passarelas o sexy esteve em alta, e dessa vez tudo indica que o couro também vem com essa mesma pegada, bem no estilo fetiche. Inclusive as marcas trouxeram nas coleções o couro em peças que marcaram o corpo, como top de couro, saia de couro bem delineada, e até mesmo os sapatos em couro, ou seja, couro da cabeça aos pés. Os cintos de couro com ilhós, também são uma influência para esse ano, puxando a vibe rocker.
5 – Flor dramática
Elas vieram em referência a personagem Carrie do filme Sex and the City, que usava muitas flores grandes, no cabelo, no pescoço, no vestido, e isso era uma característica da personagem. As flores podem dar aquele toque de drama, trazendo uma referência mais passarela, e fashionista para o seu look. Se você gostou, invista em um acessório, para você conseguir usar de várias maneiras. #FicaAdica
6 – Sobreposições estranhas
Chegam com a proposta de calça com vestido, ou ainda blusa com vestido, e que nem sempre são tão hormônicas assim, porém são bem compostas e fashion. Trazendo mais uma vez a referência da Carrie do filme Sex and the City. Então se você curte uma sobreposição, esse é o momento pra você atualizar o seu look, usando várias camadas com peças que você já tem no seu armário.
7 – Under Wear
É tudo aquilo que a gente usa por baixo das roupas, calcinha, sutiã, meia calça e cueca, agora tudo estará à mostra como, por exemplo, a faixa da cueca aparecendo, ou a faixa do sutiã para fora. Se você é daquelas que não gosta muito de se expor, tá valendo uma sobreposição de sutiã ou top em cima de blusas ou camisas, trazendo também a referência das sobreposições estranhas e fashionista, porém um pouco mais composta.
8 – Cor de pôr do sol
Estampas com as cores do pôr do sol em degradê, algo moderno e mais clássico do que as estampas abstratas e loucas que estavam em alta no ano passado. São cores quentes que estão próximas no círculo cromático, fazendo uma harmonia análoga. Mas vale também se inspirar e compor um look com essas tonalidades.
9 – Balletcore
Essa trend está focada em saias bem românticas no estilo bailarina, com peças volumosas como as saias de tule, e até saias com volumes mais estruturadas e pesadas, que tem essa cara mais artística. Além das saias, outras referências do balletcore estão rolando no street style (estilo de rua), como as faixas bancas no cabelo, polaina, laço, sapatilha e meia calça.
10 – Recortes
A Karoline Vitto é uma designer Brasileira que mora no Reino Unido, e está fazendo um enorme sucesso, pois ela explora a beleza de corpos curvilíneos, trazendo os recortes para todos os corpos.
11 – Brilhos
O brilho é uma das tendências que todo ano aparece, então vale a pena investir em uma peça com brilho. Claro que a cada ano, ele vem de uma maneira reformulada, até para fomentar a indústria da moda, porém todo brilho é valido pra quem gosta. No entanto, o brilho dessa vez, veio mais pesado e menos delicado, ou seja, com pedras grande ou lantejoulas grandes.
12 – Armadura
É como um tipo de corselet que marca bem o busto, porém com o corpo mais metálico, e uma cara bem futurista em peças cromadas. Todavia, você pode se inspirar e usar um belo de um corselet trazendo essa referência da armadura no seu look.
13 – Neon
Está voltando aos poucos, principalmente nos acessórios, como bolsas, sapatos e cintos. Porém agora, está chegando também nas peças de roupas. As marcas estão querendo trazer esse ponto de luz neon, principalmente o verde neon, e o amarelo cítrico para os looks do dia a dia.
14 – Transparência em tudo
Essa transparência esta não só nas roupas, mais também nos acessórios, como nos cintos, nas luvas, calçados, como as sandálias no estilo melissa, e até mesmo nas bolsas. A dica para usar a transparecia na roupa de trabalho, é usar de maneira velada, como nas mangas ou na barra da saia.
15 – Skinny
Infelizmente não é o modelo que veste bem todo mundo, pois marca muito o quadril pra quem quer disfarçar, porém a maioria adora. A ideia é sair do over size (acima do tamanho), para uma pegada mais sexy, com peças que marcam mais o corpo.
Agora me conta qual dessas tendências você curtiu e qual você não quer usar de jeito nenhum.