
Chegou a cursar Engenharia Sanitária e Ambiental, mas foi como digital influencer que se realizou profissionalmente. Seu segmento era Gastronomia, aliando eventos de churrasco com as redes sociais. Criou a plataforma Cozinha De Um Homem Só que depois se transformou no Palpite de Ogro. A aborda vários temas do universo masculino.
Sua carne, seu ponto e suas regras
Quarta-feira, 08 Janeiro de 2020 - 14:58

O ponto ideal da carne é o seu!
Não deixe que as pessoas te digam sobre qual o melhor ponto para comer a carne. É claro que existem algumas exceções, por exemplo:
- Suíno não é de costume comer mal passado
- Frango não pode passar muito se não fica seco
- Costela não se come mal passada, tem que estar suculenta
Se quiser aprender um pouco sobre pontos acompanhe comigo na foto.
Ponto 1 - Carne Selada / Extra mal passada
Tem um público seleto que gosta da carne nesse ponto, deixando a carne com seu aspecto mais natural, suculento, sabor e maciez.
Deixe a carne selar rapidamente sobre uma grelha ou chapa com uma temperatura de pelo menos 50 graus, dando uma leve douradinha de ambos os lados.
Ponto 2 - Mal passada
Sendo um ponto acima da carne selada, sua temperatura interna chega até 55 graus, assim sua superfície cozinha e doura, deixando o miolo com um vermelho ainda natural e suculento.
Para um steak médio, o costume é deixar a carne por até 3 minutos cada lado, conferindo sua elasticidade ao apertar a carne.
Esse é o mais apreciado entre os carnívoros.
Ponto 3 - Ao ponto
Sua borda cozida fica mais aparente, tendo apenas o seu interior avermelhado quase perdendo para o roseado.
Ainda existe a suculência e maciez, mas agora estamos em uma linha muito tênue onde você pode ir por um caminho sem volta
Ponto 4 - Ao ponto para bem
Agora estou preocupado com o seu churrasco, a carne começa a perder toda a sua estrutura natural das fibras, o suco que a deixa suculenta secou.
Fica com um leve tom rosado sua carne começa a apresentar mais rigidez
Ponto 5 - Bem passada (Parabéns você conseguiu)
Pode parecer brincadeira mas esse é um ponto difícil de acertar, pois é muito fácil de queimar a superfície deixando com um sabor amargo.
Chegando a 70 graus, torrada, porém não queimada. Com as bordas totalmente marrons estendendo para seu interior, já não vemos mais uma diferenciação.
Nesse ponto é necessário o uso de molhos ou acompanhamento que tenham líquido para evitar o ressecamento total da carne.
Acertar o ponto não é algo fácil. Depende de treino, experiência e por cada carne ter sua dificuldade.
E quem nunca em um churrasco fica doido quando aparece um pedindo carne mal passada, outro pedindo bem passada? E fica aquela confusão...
Inicie seu churrasco falando aos convidados que "aqui só sai carne ao ponto do churrasqueiro" e fim de papo.
