• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
KATIÚSCIA GUTTERRES

É advogada mas deixou o universo jurídico para se realizar profissionalmente no segmento publicitário. Criou o blog Madame Amélia que nasceu no Instagram, para uso pessoal. A plataforma traz dicas do universo feminino e doméstico. Seu trabalho é focado em praticidade e inspirações.

Minhas Redes Sociais:

Vinagre na Limpeza: 7 dicas incríveis para deixar a casa PLIM!

Amo a seção de materiais de limpeza no supermercado! Antigamente caia em tentação e comprava de tudo o que via nas prateleiras. Com o tempo, percebi que nem todos são eficientes e que minha pequena lavanderia vivia entupida de produtos que eu até esquecia de usar! Além do mais, estava gastando muito com isso!

Comecei a fazer substituições e, uma delas, foi o uso do vinagre para diversos fins. O vinagre tem alta concentração de ácido acético, por isso funciona tão bem como desinfetante e desengordurante. Resultado: limpeza eficiente, economia e contribuição para o meio ambiente! Uso sempre o vinagre de álcool, por ser incolor, e pego da marca mais barata.

E não se preocupe, o cheiro do vinagre não faz mal à saúde e não permanece no ambiente, nas roupas ou nos objetos, viu?! Depois de alguns minutos o cheiro evapora e fica só a limpeza! hehe

Vamos às dicas:

Vinagre na limpeza da máquina de lavar roupas e lavar louças

O vinagre é um excelente aliado na limpeza da máquina de lavar roupas e da máquina de lavar louças! Na máquina de lavar roupa, basta encher no nível máximo, acrescentar 3 copos de vinagre e programá-la para bater um ciclo completo.

Já na máquina de lavar louças, é só colocar o vinagre no recipiente em que você normalmente coloca o sabão líquido e programá-la para um ciclo completo de lavagem.

Em ambas, o ciclo escolhido pode ser o mais curto e rápido, para economizar água e energia.

Vinagre para limpeza do microondas

Para a limpeza do microondas, coloque 6 colheres de sopa de vinagre em 1 litro de água em um recipiente que possa ir ao microondas. Programe o tempo para 5 minutos e, quando o microondas desligar, retire o recipiente (cuidado, vai estar super quente!) e e passe um pano úmido no interior do micro. A ação do vinagre vai soltar a sujeira que está impregnada! Fica limpinho!!!

Limpeza de parede com vinagre

Para limpar paredes encardidas e manchadas, coloque 5 colheres de sopa de vinagre em 1 copo de água morna. Use essa mistura para esfregar a parede com uma esponja! Depois, finalize com um pano úmido.

Vinagre na limpeza dos vidros

Essa dica é bastante conhecida, mas vale a pena frisar: o vinagre é um maravilhoso limpa vidros! A receita mais difundida é a de 1 copo de água morna com 3 colheres de vinagre, mas essa mistura só serve para ser utilizada na hora em que é feita, afinal, a água esfria depois.

A receita que eu faço e uso em minha casa é: 3 “dedos” vinagre, 3 “dedos” de álcool líquido e 2 dedos de água (filtrada,  de preferência). Armazeno essa mistura em um frasco com borrifador e uso na limpeza diária do vidro da mesa de jantar, espelhos, portas da sacada, etc. Meu lar é pequeno, mas tem muito vidro! kkk

Se quiser dar uma corzinha ou um leve aroma, na mistura acima rola colocar 2 colheres de desinfetante. Só duas! Se colocar muito desinfetante, comeca a fazer espuma e embaça o vidro também!

Vinagre para limpar chuveiro, chuveirinho e ducha higiênica do banheiro

Sabe aquela água seca que fica nas duchas dos banheiros? Fica até parecendo ferrugem, né? E sabe quando o chuveiro ou o chuveirinho fica com o fluxo de água todo bagunçado, alguns furinhos até nem saem água mais?

Pois é! Essas características são falta de higienização! E com o vinagre, essa limpeza fica mais fácil e eficiente.

Na limpeza da ducha higiênica e do chuveirinho, basta colocar vinagre puro em um copo e deixar a ducha ou a ponta do chuveirinho de molho no copo por 20 minutos. Em seguida, esfregue levemente com uma esponja virada do lado macio para não arranhar! Enxague, paa finalizar.

Na limpeza do chuveiro, sugiro primeiramente desligá-lo da tomada. Depois, coloque 1 copo de água e 2 copos de vinagre em um saco plástico e amarre-o no chuveiro, como uma touca, sabe? Deixe por 20 minutos, retire e use uma escova de cerdas macias (essas de lavar roupa ou escova de dente velha) para esfregar os furinhos onde sai a água. No restante do chuveiro, use a esponja do lado macio. Enxague e pronto! Ligue na tomada e bom banho!

Vinagre na lavagem das roupas

O vinagre impede o acúmulo de sabão na fibra dos tecidos, evitando o cheiro estranho e/ou a textura desagradável que o sabão pode causar com o passar do tempo. As roupas ficam limpinhas, macias e não ficam “fedendo” vinagre, não!

É só substituir o amaciante de roupas por vinagre! Nesse caso, precisa ser vinagre branco, de álcool. Basta colocar vinagre no recipiente destinado ao amaciante. Quando a máquina está cheia e trabalhando no nível máximo, gosto de colocar 1 copo de vinagre, nesse caso, espero a hora do “enxágue do amaciante” e coloco diretamente na água.

Muita gente já se rendeu a essa dica para a lavagem de todas as roupas. Eu, confesso, que ainda uso amaciante nas roupas de vestir, mas adoro usar o vinagre nas roupas de cama; mesa e banho!

Vinagre para limpar o piso

O vinagre é um maravilhoso desinfetante! Acrescente 1 copo de vinagre a um balde de água e lave ou limpe o piso normalmente. Não ficará aroma pela casa, mas a desinfecção será realizada com sucesso! rs

ATENÇÃO: nunca, jamaisss, misture vinagre com água sanitária, qualquer tipo de cloro, querosene ou removedor. Essas misturas são tóxicas e podem fazer muito mal em contato com os olhos, pele ou por inalação! Nunca passe vinagre em mármores e superfícies enceradas, pois o vinagre pode danificar o acabamento desses materiais.

E aí na sua casa, você já usa o vinagre como material de limpeza?

Me conta onde e como, vamos trocar figurinhas! 🙂

Com amor,

Madame Amélia!


DEIXE SEU COMENTÁRIO