• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
KATIÚSCIA GUTTERRES

É advogada mas deixou o universo jurídico para se realizar profissionalmente no segmento publicitário. Criou o blog Madame Amélia que nasceu no Instagram, para uso pessoal. A plataforma traz dicas do universo feminino e doméstico. Seu trabalho é focado em praticidade e inspirações.

Minhas Redes Sociais:

5 Receitas de BOLOS FÁCEIS e DELICIOSOS!

Oooi, gente! No post de hoje, trouxe 5 receitas de bolos super fáceis e deliciosos para vocês fazerem para lanchar com a família, presentear uma pessoa querida ou até mesmo para vender! São receitas clássicas que fui ajustando alguns ingredientes ou quantidades até ficarem perfeitos...

BOLO DE FUBÁ COM GOIABADA

Ingredientes:

3 ovos grandes ou 4 pequenos;

1 xícara (chá) de leite;

1 xícara (chá) de fubá;

1 xícara (chá) de farinha de trigo;

1 xícara (chá) e 1/2 de açúcar;

2/3 xícara (chá) de óleo (girassol, coco sem sabor, soja...);

1 colher (sopa) de fermento em pó;

3 colheres (sopa) queijo ralado (mussarela ou queijo minas meia cura);

2 colheres (sopa) coco ralado sem ser adoçado;

Goiabada em fatias ou pedaços pequenos, quantidade à gosto!

Fazer é FÁCIL:

Comece ligando o forno em 180 graus. No liquidificador coloque os ovos, o leite, o açúcar, o óleo e o fubá peneirado e farinha peneirada. Bata tudo até a massa ficar homogênea. Por fim, acrescente o fermento em pó, o queijo ralado e o coco ralado. Misture à mão ou bata na função pulsar do liquidificador o suficiente para esses ingredientes incorporarem na massa.

Em assadeira untada (óleo ou manteiga) e enfarinhada com fubá peneirado, despeje a massa. Passe ligeiramente as fatias ou pedaços de goiabada na farinha de trigo, para que a goiabada fique envolta numa camada fininha de farinha. Assim o doce não desce para o fundo da assadeira. Coloque a goiabada por cima da massa, quantidade à gosto.

Leve o bolo ao forno por 30 a 45 min em 180 graus. O tempo pode varia conforme o modelo do forno! Após 30 minutos, você pode abrir o forno e fazer o teste do palito na massa! Depois de assado, é só desenformar e se deliciar!

BOLO DE IOGURTE

Ingredientes:

4 ovos;

1 copo de iogurte natural integral;

1/2 copo de óleo (coco sem sabor, girassol, soja...);

1 copo de farinha de trigo integral + 1 copo de farinha de aveia - versão integral OU 2 de farinha de arroz - versão sem glúten OU 2 copos farinha de trigo branca - versão tradicional;

1 copo e 1/2 de  açúcar (cristal, mascavo ou demerara);

1 colher (sopa) de fermento em pó.

*O copo de medida dos ingredientes é o copo do iogurte ou copo comum de 200ml se você for usar iogurte caseiro.

*Repararam que essa receita tem 3 VERSÕES? Tudo depende da farinha que você vai usar!

Fazer é FÁCIL:

Comece ligando o forno em 200 graus. Em seguida, bata no liquidificador os ingredientes líquidos (ovos, óleo, iogurte), junte os sólidos (farinha, açúcar) e bata até obter uma massa homogênea. Por fim, coloque o fermento em pó e misture com uma colher ou usando o modo pulsar do liquidificador.

Despeje a massa em forma untada e enfarinhada, leve ao forno por 35 minutos ou até a superfície do bolo ficar moreninha! Na dúvida, faça o teste do palitinho na massa após 30 minutos.

BOLO SIMPLES FOFINHO

Ingredientes:

3 ovos;

2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina em temperatura ambiente;

1 xícara e 1/2 de açúcar;

2 xícaras (chá) de farinha de trigo (ou farinha de arroz ou de aveia);

1 xícara (chá) de leite;

1 colher (sopa) de fermento em pó.

Fazer é FÁCIL:

Comece ligando o forno entre 180 e 200 graus. Bata no liquidificador os ovos, o açúcar e a manteiga ou margarina. Acrescente a farinha, o leite e o fermento em pó. Bata novamente até misturar todos os ingredientes. Coloque a massa em forma untada e enfarinhada. Leve ao forno por 30 a 40 minutos. O tempo varia conforme o modelo forno. Na dúvida, faça o teste do palito ao completar 30 minutos.


*Essa receita serve de base para outros bolos! Vejam só:

Bolo de Chocolate: acrescente 4 colheres (sopa) de chocolate em pó na hora de bater a farinha, o leite e o fermento.

Bolo de Coco: com o auxílio de uma colher, misture 3 colheres (sopa) de coco ralado não adoçado na massa.

Bolo Formigueiro: com o auxílio de uma colher, misture 50g a 100g de chocolate granulado na massa.

E ainda dá para fazer uma deliciosa cobertura em qualquer uma das versões que você escolher! Huuuum!!!!

BOLO DE LIMÃO

Ingredientes - massa:

3 ovos;

1/2 xícara (chá) de óleo (coco sem sabor, girassol, soja...);

1 xícara (chá) de leite morno;

2 e 1/2 xíc (chá) de farinha de trigo ou farinha/farelo de aveia;

1 xícara (chá) de açúcar;

Raspas da casca de 1 limão;

Caldo de 1 limão espremido;

1 col (sopa) de fermento em pó;

1 col (café) essência de baunilha - opcional, mas dá um super tchan!

Ingredientes - cobertura:

1 lata de leite condensado;

50 ml de caldo de limão;

5 col (sopa) de creme de leite.

Fazer é FÁCIL:

Comece ligando o forno em 180 graus. Numa bacia, bata os ovos (com fuet, garfo ou colher de pau), adicione o leite morno (aqueço 30s no micro), o óleo, o caldo limão e a essência de baunilha (se for usar) e bata novamente.

Depois, junte o açúcar, a farinha peneirada, as raspas do limão e o fermento em pó. Continue batendo à mão, até formar uma massa homogênea. Coloque em forma untada e enfarinhada, leve para assar em 200 graus. O tempo varia entre 35 e 45 minutos, vai depender do forno. Após 30 minutos, já pode abrir o forno para fazer o teste do palito!

Enquanto o bolo assa, prepare a cobertura: misture o leite condensado com o o caldo do limão e mexa até ficar firme. Adicione o creme de leite, mexa bem e guarde na geladeira.
Bolo assado... é só desenformar ainda morno e cobrir com a cobertura geladinha! Decore com raspas de limão e/ou rodelas de limão, folhas hortelã. Enfim, deixe ele bem lindo para servir!

Repararam que esse bolo é batido à mão?! Então! Se quiser arriscar no liquidificador, fique à vontade, porém a massa fica meio pesadinha... acho que é devido ao limão.

Batendo à mão, a massa fica mais leve e fofinha!!!

BOLO DE MILHO

Ingredientes:

3 ovos;

1 lata de milho sem o caldo;

1 medida da lata de açúcar;

1 medida da lata de leite;

1 medida da lata de flocão ou cuscuz;

1 colher (sopa) de fermento em pó;

1 medida da lata menos 2 dedos de óleo (ou seja, não é a lata cheia);

2 colheres de queijo ralado (mussarela, queijo minas ou parmesão);

2 colheres de côco ralado não adoçado.

*O queijo e o coco são opcionais, mas vá por mim: se puder, coloque. Faz todaaa a diferença! Se quiserem, também rola colocar algumas colheradas de requeijão cremoso por cima da massa... fica uma delícia!

Fazer é FÁCIL:

Leve os ingredientes - exceto o fermento, o coco e o queijo - para bater no liquidificador. Depois, acrescente os 3 ingredientes que ficaram de fora, rs. Misture com colher ou bata no modo pulsar do liquidificador até o fermento sumir na massa.

Despeje a massa em forma untada com óleo de sua preferência. Não é preciso enfarinhar! A massa fica meio líquida, é assim mesmo! Leve para assar por 40 a 45 minutos. O tempo varia onforme o forno. Após 30 minutos, pode abrir o forno e fazer o teste do palitinho!

Pronto... 5 receitas de bolos fáceis, rápidos e DELICIOSOS para fazer e devorar com um cafezinho, leite quente, capuccino, chá, chimarrão... enfim, seu acompanhamento preferido! Espero que façam muitas vezes essas receitas e desfrutem de preciosos momentos em família e/ou amigos comendo um bolinho gostoso!!!

Quem fizer e for postar no Instagram, use a hashtag #ReceitasMadameAmélia ou me marca no post (@madame.amelia)! Vou amar ver uma receitinha minha, feita por vocês!!!

Com amor, Madame Amélia!


DEIXE SEU COMENTÁRIO