• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
Elias Uchôa

Formado em Comunicação e Produção de Moda, atuou como colunista para editoriais de moda e estilo em sites, jornais e revista. Como modelo fotográfico e vídeos, ao logo dos últimos anos conquistou alguns títulos nacionais em concurso de beleza masculina, entre eles o título de Mister Brasil Mesoamérica Internacional 2019. E vem produzindo conteúdos sobre lifestyle, moda masculina, cuidados corporais, eventos e entretenimento.

Minhas Redes Sociais:

Harmonização Facial – Quando aplicar BOTOX e como fazer durar mais

Para quem tem dúvidas, ou quer saber mais sobre esse famoso procedimento estético, segue uma lista com as principais perguntas que recebo em meu Instagram.

Sempre recebo algumas perguntas no Instagram (@eliasuchoa) sobre botox, do tipo: como aumentar a duração, se dói, se precisa aplicar sempre e por aí vai... Então convidei a Dra. Mayara Machado - Especialista em Harmonização Facial FULL FACE, Preenchimentos Labiais e Lifting Facial com Fios de PDO - para me ajudar a esclarecer essas dúvidas de uma forma simples e fácil de entender. Acompanha aí...

Esse procedimento é famoso por suavizar as rugas dinâmicas e linhas de expressão como: pés de galinha e aquelas da cara de bravo entre as sobrancelhas. Na foto com a Dra. Mayara Machado

Como prolongar a duração do seu Botox? Evitar calor ou aumento de temperatura na região aplicada. Isto vai desde exposição ao sol com certa frequência, muito tempo em cozinhas industriais de alta temperatura, sauna, secador de cabelo e chapinha próximo a região também.

Devo utilizar óculos de grau ou de sol após o tratamento? É importante evitar o simples fato de franzir a testa e entre as sobrancelhas pra leituras ou com incidência de raios solares. Por isso, caso sinta dificuldade visual, use óculos.

Não devo fazer caretas ou realizar atividade física? A própria liberação de radicais livres durante atividades de alta intensidade já prejudica a durabilidade da toxina. Franzir o rosto ou fazer caretas durante o treino ainda piora a situação.

O uso de anti-inflamatórios, antibióticos e corticoides podem interferir na duração do botox? O uso dessas substâncias diminui a durabilidade. Por isso é muito importante também evitar a automedicação em tempo de covid-19.

Preciso aumente a sua vitamina D após a aplicação? A baixa de vitamina D faz cair a durabilidade dos resultados do botox. É preciso mesmo durante a quarentena tomar um solzinho no horário recomendado ou suplementar com a vitamina sob a orientação de um profissional habilitado.

O aumento do cortisol pode interferir na duração? Situações de estresse provocam o aumento do Cortisol, que também faz cair durabilidade dos resultados do botox. Com a pandemia e os problemas, muitas pessoas têm apresentado níveis de stress alto, o que faz com que o botox dure menos também. Relaxe mais...

Após a aplicação, não faça massagens faciais no primeiro dia para evitar que a toxina botulínica saia do lugar de aplicação.

Botox para eles!

Com o passar do tempo, a procura pelo rejuvenescimento facial pelos homens, está cada vez mais frequente nas clínicas, para amenizar os efeitos do tempo, isso inclui tanto os famosos, como por exemplo o DJ Alok que é favor da Harmonização facial e faz questão de falar sobre o assunto, ou quaisquer outros homens que deseja estar bem com sua aparência.

As mulheres sempre estão em busca da juventude, isso todo mundo já sabe, mas o que era um tabu entre os homens, sendo tratado com mais discrição, hoje está sendo mais presente nas rodas de amigos o assunto de que homem se cuida sim, e é completamente normal o auto cuidado, melhorando sua auto estima.

O procedimento que está sendo mais buscado pelos homens na Harmonização facial é a toxina botulínica “Botox” para prevenção de rugas estáticas e também para atenuação das rugas já existentes, onde pode ser feito a toxina ou entrar com outro protocolo individualizado, por exemplo o ácido hialurônico, para deixar a aparência mais jovial.

Para evitar irritações: não utilize muitos cosméticos após o termino do procedimento. Mesmo segundo segura, a aplicação do Botox requer que sejam feitas perfurações na pele.

VERDADE OU MITO SOBRE O BOTOX

A aplicação só pode ser feita a partir dos 30 anos? MITO
Não há uma idade mínima para aplicação, deque tenha maior idade e apresenta necessidade. O mais importante é sempre ter uma avaliação correta

O procedimento pode ser utilizado em todos os tipos de rugas? MITO
O Botox pode ser utilizado apenas para tratar rugas dinâmicas, que são aquelas causadas pela movimentação dos músculos da face. Dessa forma, o tratamento é efetivo para eliminar os famosos pés de galinhas, além de marcas localizadas na testa e entre os olhos. 

Os efeitos do Botox são imediatos? MITO
Somente depois de uma semana é que os efeitos serão notados de forma mais completa. A aplicação é válida por aproximadamente 4 a 6 meses, variando conforme a resposta de cada pessoa, da técnica de aplicação e da dosagem.

Aplicações em pacientes jovens ajudam a evitar lesões profundas na derme que causam a ruga? VERDADE
A toxina age nos músculos que se movem excessivamente, esse excesso de movimentações marca a pele profundamente gerando a ruga. Ao aplicar botox nessas áreas, mesmo com apenas marcas suaves, os músculos deixam de fazer esses movimentos diários;

O resultado é permanente? MITO
A aplicação de toxina botulínica bloqueia os movimentos musculares da região aplicada, mas após um certo período entre 3 a 6 meses. O organismo cria novas vias para transmitir a informação dos neurônios para os músculos, reativando a movimentação.

Aplicação do Botox em homens é diferente que em mulheres? Verdade
O homem tem a pele mais espessa e uma força muscular mais forte, com isso necessita que aplicação da toxina botulínica tipo A, uma quantidade maior e aplicações diferente que da feminina.

Botox não é a mesma coisa que preenchimento? VERDADE
Embora os dois procedimentos tenham como finalidade combater o envelhecimento, eles são diferentes em sua natureza e finalidade. Botox suaviza rugas e marcas de expressão por meio do relaxamento do músculo, já o preenchimento consiste na injeção de ácido hialurônico para preencher rugas e sulcos.

O procedimento pode ser utilizado em todos os tipos de rugas? MITO
O Botox pode ser utilizado apenas para tratar rugas dinâmicas, que são aquelas causadas pela movimentação dos músculos da face. Dessa forma, o tratamento é efetivo para eliminar os famosos pés de galinhas, além de marcas localizadas na testa e entre os olhos. 

É possível substituir o Botox por cremes anti-idade? MITO
Os cremes anti-idade oferecem muitos benefícios dependendo de sua composição, mas nenhum deles proporciona o relaxamento muscular e a suavização das rugas. Ambos são tratamentos complementares no combate ao envelhecimento da pele, mas não são substituíveis.

Depois de aplicar Botox, o rosto fica sem expressão? MITO
O Botox atua apenas relaxando os músculos da região onde foi injetado. O grau de relaxamento pode ser mais ou menos intenso dependendo da dosagem utilizada e do plano de aplicação.

Agora que já tem todas essas informações, é só escolher um profissional responsável e ver quais as suas necessidades, e onde o botox poderá te ajudar. Caso tenha mais dúvidas, segue o contato da Dra. Mayara (whats.link/dramayaramachado) - @dramayaramachado.

Confira mais pelo Instagram: @eliasuchoa


DEIXE SEU COMENTÁRIO