• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
ARAQUEM MIDON

Formado em Gestão de Agronegócio, integra iniciativas de inovação para o fortalecimento do setor Agro de Mato Grosso do Sul.

Minhas Redes Sociais:

O produtor está cada vez mais conectado

Fala moçada... Estamos de volta com nossas postagens e dessa vez iremos falar de um cenário que está rapidamente mudando pra melhor

Iremos falar sobre acesso a internet e conectividade no campo.

Em épocas que devemos evitar aglomerações, a internet está sendo a ferramenta mais utilizada para continuarmos nossos negócios e nossa vida nesse novo normal.

Mas em se tratando de área rural, sabemos que o acesso nem sempre é possível devido a indisponibilidade desse serviço em algumas regiões rurais do Brasil.

Mas, este cenário esta mudando!

No último censo agro realizado pelo IBGE percebemos que o número de propriedades rurais com acesso a internet aumentaram 1.790%. Em 10 anos este número que era de 75 mil propriedades passou para 1.425.000,00. Ou seja, quase um milhão e meio de propriedades declararam possuir algum tipo de acesso a internet.

Olha que interessante mais alguns dados do perfil de acesso destas propriedades que possuem internet:

  • 7 a cada 10 produtores entrevistados usam smartphones
  • 94% dos produtores acessam a rede social Facebook
  • 97% utilizam o WhatsApp para se comunicar
  • 7 a cada 10 utilizam a internet para realizar consultas antes de comprar maquinários e insumos

A tecnologia avança muito rapidamente e enquanto estou escrevendo este post com certeza mais produtores rurais estão obtendo acesso a internet de uma forma ou de outra.

Para concluir quero observar que mesmo com esse crescimento significativo ainda tem muito a se fazer. Afinal no Brasil somos mais de 5 milhões de estabelecimentos rurais. O fator limitante ainda está na falta de infraestrutura de acesso a esta tecnologia em diversas regiões do país.

Até a próxima moçada!


DEIXE SEU COMENTÁRIO