• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
ARAQUEM MIDON

Formado em Gestão de Agronegócio, integra iniciativas de inovação para o fortalecimento do setor Agro de Mato Grosso do Sul.

Minhas Redes Sociais:

Balanço do último Plano Safra da Agricultura familiar no MS

Fala moçada!

Segundo informações do Banco Central do Brasil, o crédito rural PRONAF para Agricultura Familiar movimentou no último plano safra mais de 221 milhões de reais no estado do Mato Grosso do Sul.

O crédito rural é um importante instrumento para fortalecer as atividades rurais, proporcionando investimentos e apoio no desenvolvimento das principais cadeias produtivas da pecuária e da agricultura.

O PRONAF - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar tem como objetivo modernizar o sistema de produção dos pequenos produtores, através do crédito rural. No último Plano Safra, que compreende os meses de julho/2019 a junho/2020, foram contratados 6.297 projetos que resultaram na liberação de R$ 221.332.931 (duzentos e vinte um milhões e trezentos e trinta e dois mil reais), dinheiro este injetado na economia dos municípios do MS.

Algo interessante também é que deste montante de projetos em torno de 65% foram destinado para a atividade da pecuária e 35% para a agricultura.

Isso reflete a ideia que a principal atividade dentro da Agricultura Familiar do MS está baseada na pecuária, principalmente a de gado leiteiro.

Em se tratando da modalidade do crédito vimos que a maioria dos projetos foram voltados para Custeio das atividades sendo 63% para custeio e 37% para investimentos. Conforme os gráficos abaixo:

Quero finalizar reforçando a importância deste setor que é a Agricultura familiar, principalmente para movimentar a economia local dos nossos municípios.

Gostou? Compartilhe!


DEIXE SEU COMENTÁRIO