• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
Campo Grande

Restaurado, monumento histórico será entregue com solenidade

Foi realizado um trabalho para identificar e remover resquícios de reparos feitos anteriormente

(Foto: Luiz Alberto)

O monumento Obelisco, edificado em homenagem a José Antônio Pereira, na Avenida Afonso Pena, centro de Campo Grande (MS), será oficialmente reinaugurado. O obelisco passou por obras de restauração.

A entrega estava prevista para esta sexta-feira, dia 20, às 9 horas, mas o evento foi cancelado. Nova data será anunciada em breve pela prefeitura.

A restauração teve início no dia 27 de outubro, promovida pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), sob a responsabilidade da empresa TS2 Arquitetura e Construções, especializada em restauros.

O contrato firmado estabeleceu prazo de 150 dias para a conclusão do projeto, com medições da evolução da obra sendo realizadas mensalmente.

(Foto: Luiz Alberto)

Foi realizado um trabalho para identificar e remover resquícios de reparos que haviam sido feitos anteriormente – por exemplo, 13 camadas de tinta na superfície da edificação.

Em seguida, a equipe fez o preenchimento de frestas e rachaduras (calafetagem) utilizando técnicas e matérias semelhantes aos que foram originalmente utilizados, incluindo a argamassa de cal, que precisa de 60 dias para maturar e foi uma das responsáveis por prolongar as atividades.

Além das reformas no monumento de alvenaria de 20m de altura, o canteiro em torno da área construída também recebeu atenção com um projeto de paisagismo, e toda a estrutura passou por obras de drenagem, iluminação, impermeabilização e sanitização.

Serviço - O Obelisco se encontra na Rua José Antônio, n.º 846, e fica posicionado no canteiro da Avenida Afonso Pena. A cerimônia de reinauguração está marcada para as 9h, em frente ao monumento, e deve contar com a presença, entre outras autoridades locais, da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, o secretário Max Freitas e a arquiteta Tathyane Sangalli.

Veja Também