• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
Inspiração

Gibiteca percorre rede de supermercados da Capital

Projeto atua há mais de 20 anos levando a transformação por meio da leitura

(Foto: Luiz Alberto)

O projeto Gibiteca firmou mais uma parceria para tornar realidade o sonho da prática da leitura em Campo Grande. A rede de supermercados Comper recebe, em suas 11 unidades, a "gibicicleta" para proporcionar um momento cultural e também fazer a coleta de livros e gibis para a iniciativa.

Fundada há 25 anos pelo atual vereador Ronilço Guerreiro, a ideia surgiu de seu amigo e assessor, Eldo Moro, hoje um dos responsáveis pela Gibiteca. O objetivo é incentivar a leitura e formar uma cidade com mais cultura.

Com um acervo de mais de 20 mil gibis e doando livros por toda a Capital, o projeto conta com os pontos de coleta, onde recebem todos os tipos de livros, gibis e revistas, desde que em bom estado.

(Foto: Luiz Alberto)

Inspirador - "As pessoas não leem porque não têm acesso à cultura", afirma Eldo, que é pedagogo e arte-educador. Assim, ele conta diversas histórias da população que se surpreende com os livros e gibis gratuitos, espalhados pela cidade.

Além da bicicleta, o projeto conta com a "Vanteca", que leva o acervo às escolas de Campo Grande; estantes nos sete terminais de ônibus para acesso da população, que recebem, aproximadamente, 2.500 exemplares por semana.

Além destes, há a Freguesia do Livro, que leva um "carrinho" de doces recheado de livros nas feiras de Campo Grande e os Livros Carentes, na Rua Barão do Rio Branco, onde as obras ficam disponíveis para todos que quiserem lê-las e levá-las para casa.

"Tudo que a Gibiteca recebe volta para a comunidade", afirma Eldo com a alegria de poder proporcionar um momento de qualidade e de encanto com as histórias presentes nos gibis e livros.

(Foto: Luiz Alberto)

Parceria - Agora, com a parceria com a Rede Comper, a meta é despertar e reforçar ainda mais a prática da leitura e da doação. A gibicicleta irá percorrer, de forma itinerante, as unidades do Comper, com um espaço de leitura e ponto de recebimento de livros.

A gerente de relacionamento da rede de supermercados, Fernanda Bardauil, afirma que o Comper é um grande incentivador de ações sociais e ambientais, enxergando na Gibiteca uma grande oportunidade.

"Já tentamos antes fazer uma roda de leitura, mas queríamos mais, algo que despertasse as crianças e os pais e também incentivasse a doação", explica.

(Foto: Luiz Alberto)

Acervo - A sede do projeto, localizada na rua Sacramento, número 800, no bairro Jardim Seminário, fica aberta de forma permanente para todos que desejarem conhecer. O horário de funcionamento é das 8h às 11h e 13h30 às 17h.

Os gibis, ao contrário dos livros, não são para doação, apenas para leitura local. O acervo do projeto é riquíssimo, com coleções de autores como Jorge Amado e Monteiro Lobato, além de possuir um memorial com HQs e quadrinhos raros, como a primeira edição da "Turma da Mônica".

(Foto: Luiz Alberto)

Futuro - Além de todas as iniciativas, o projeto planeja oferecer cursos de desenho para a comunidade e realizar as "incubadoras de quadrinhos", dando oportunidade para artistas campo-grandenses produzirem suas obras.

Com o apoio do Comper e da Energisa, que já instalou energia solar, trocou lâmpadas e eletrodomésticos da gibiteca, a ação "3 mil livros para o Pantanal" também começa a ganhar forma. O objetivo é levar esse número de exemplares às comunidades ribeirinhas, oferecendo mais oportunidade para as crianças.

Além disso, a gibiteca está concorrendo ao "troco solidário" do Comper, para que em 2023 possa ter acesso a mais recursos para dar continuidade ao projeto.

Outra iniciativa do vereador Ronilço Guerreiro é o projeto de lei para o exercício de agentes comunitários de leitura, que leva livros às ruas por meio do Jovem Aprendiz. O Pl já foi aprovado e aguarda a realização pelo Executivo.

Júlio da Silva, de 11 anos, se empolga e declara "quero vir sempre com a minha mãe" (Foto: Luiz Alberto)

Serviço -No mês de Maio, a gibicicleta irá percorrer sete unidade da Rede Comper. No dia 10, ela já esteve na loja Tamandaré e, nesta sexta-feira, na Brilhante.

No dia 16 de maio, das 15h às 19h, estará no Comper Ypê, localizado na avenida Mascarenhas de Moraes, número 2470, bairro Cruzeiro.

Dia 20 de maio, será a vez do Comper São Francisco, que fica na rua Treze de Maio, número 4587, bairro São Francisco, das 15h às 19h.

No dia 23 de maio, das 15h às 19h, estará no Comper Euller, localizado na avenida Tamandaré, 2957, Jardim Paradiso. Já no dia 25, estará na unidade Rui Barbosa, que fica na rua Rui Barbosa, 736, bairro Santo André.

Já no dia 31, é a vez da unidade localizada na avenida Eduardo Elias Zahran, número 2478, bairro Vila Vilas Boa, no mesmo horário, das 15h às 19h.

Veja Também