• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Estágios

TJMS divulga estágio em Direito na comarca de Glória de Dourados

Processo seletivo está previsto para acontecer segunda semana de junho

Sexta-feira, 01 Maio de 2026 - 09:00 | Redação


TJMS divulga estágio em Direito na comarca de Glória de Dourados
Estudantes de Direito até o antepenúltimo semestre têm oportunidade de estágio (Foto: Arquivo/ TJMS)

Está aberta inscrições para estágio na área de Direito. A comarca de Glória de Dourados publicou edital que oferece a oportunidade de estágio aos estudantes interessados. O prazo das inscrições encerra no dia 15 de maio.

De acordo com o edital, o estágio visa promover a experiência prática das atividades jurídicas, contribuindo para a formação dos futuros profissionais, sem gerar vínculo empregatício com o Judiciário estadual. O processo seletivo pretende formar cadastro de reserva para futuras convocações, de acordo com a necessidade da administração.

As inscrições deverão ser realizadas de forma presencial na Secretaria do Foro da comarca, entre o horário das 12h30 às 17h30. O processo seletivo permite a participação de estudantes regularmente matriculados do primeiro ao antepenúltimo semestre do curso de Direito, em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação.

A seleção será realizada por meio de uma prova objetiva, prevista para o dia 12 de junho, às 13h30, no forúm da comarca. O teste será composto por 20 questões, divididas em conteúdos de Direito e Língua Portuguesa, cm caráter eliminatório e classificatório. O candidato deve atingir, no mínimo, 50% da pontuação total para ser aprovado no processo.

A classificação será feita em ordem decrescente de pontuação e as convocações ocorrerão conforme a demanda do Tribunal. Em caso de empate, os critérios estabelecidos são maior nota em Direito, semestre mais avançado e idade do candidato.

O edital também prevê a reserva de vagas para candidatos cotistas, sendo 10% para pessoas com deficiência, 30% para candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos e 3% para indígenas, em acordo com a legislação vigente.

O estágio terá duração inicial de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, com jornada de cinco horas diárias. Os estagiários receberão bolsa-auxílio e auxílio-transporte, conforme valores definidos pelo TJMS.

O resultado final do processo seletivo está previsto para ser divulgado a partir de 23 de junho. A validade do certame será de 12 meses, podendo ser prorrogada por igual período, a critério da administração. 

SIGA-NOS NO Google News