• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Empregos

Setor de serviços terceirizáveis cria 1.357 vagas no 1º semestre em MS

Limpeza, facilities e gestão de recursos humanos lideram expansão que reforça o papel estratégico da terceirização na empregabilidade no estado

Sábado, 29 Novembro de 2025 - 11:32 | Sandra Salvatierre


Setor de serviços terceirizáveis cria 1.357 vagas no 1º semestre em MS
O desempenho reflete a crescente demanda por atividades essenciais ao funcionamento de empresas e cidades. Entre janeiro e junho de 2025, foram contabilizadas 1.357 novas vagas formais, segundo levantamento da Febrac, com base em análise dos dados do Novo CAGED. (Foto: Divulgação)

O segmento de serviços prestados a empresas, englobando limpeza, conservação, gestão de resíduos, facilities, controle de pragas e recursos humanos terceirizados,  manteve ritmo vigoroso de geração de emprego em Mato Grosso do Sul. Entre janeiro e junho de 2025, foram contabilizadas 1.357 novas vagas formais, segundo levantamento da Febrac, com base em análise dos dados do Novo CAGED.

O desempenho reflete a crescente demanda por atividades essenciais ao funcionamento de empresas e cidades. Na subclasse “Atividades de Limpeza não Especificadas Anteriormente”, foram abertas 655 vagas a maior parte do saldo apresentado. Serviços de limpeza em prédios e domicílios responderam por 160 postos, enquanto a locação de mão de obra temporária gerou mais 137 empregos.

Outros segmentos também se destacaram: fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros (123 vagas), coleta de resíduos não perigosos (77 vagas), serviços combinados de apoio a edifícios (75 vagas) e controle de pragas urbanas (48 vagas). Essas áreas, tradicionalmente associadas à cadeia de facilities, mantêm elevada demanda em todo o estado.

Para o presidente do SEAC-MS, Daniel Amado Felicio, os números evidenciam oportunidades reais e crescentes para trabalhadores que buscam inserção ou reposicionamento no mercado. Por meio do Instituto PROFAC, são oferecidos cursos gratuitos de qualificação para preparar profissionais com segurança técnica e competitividade.

O resultado da Febrac indica que Mato Grosso do Sul segue a tendência nacional, em que empresas terceirizáveis mantêm papel central no mercado formal de trabalho em 2025. Segundo o presidente da Febrac, Edmilson Pereira, esse cenário reafirma a importância estratégica da terceirização para a economia regional, ao gerar emprego e garantir o funcionamento eficiente de serviços essenciais.

 

SIGA-NOS NO Google News