Polícia
Delegado fala sobre envolvidos em violação de túmulo e necrofilia
Durante confissão, um deles afirmou que o trio não havia ido até o cemitério para cometer o crime
Sexta-feira, 17 Abril de 2026 - 16:15 | Issel Chaia

O trio de envolvidos em violação do corpo da vítima de feminicídio passam por audiência de custódia, na tarde desta sexta-feira (17), em Eldorado. A reportagem do Diário Digital entrou em contato com o delegado responsável pelo caso, Robilson Fernandes, que ao ser questionado afirmou que o primeiro rapaz preso foi localizado no seu local de trabalho, um mercado da cidade.
O homem capturado tinha condenação por tráfico de drogas, relatou que ficou a noite toda escondido na área de mata, fugindo dos policiais e, durante a confissão, apontou outros dois envolvidos, o colega de "rua", de apenas 16 anos, e um terceiro, de 30 anos, possivelmente usuário de ilícito, que estava no local.
Após ser capturado, o homem relatou em confissão que "estava junto com meu colega no cemitério, ele foi visitar o túmulo da mãe dele, então fomos até lá e achamos o túmulo da Vera. Lá perto estava o terceiro, então meu colega chutou o túmulo e ele abriu, tiramos ela pra fora, então eu coloquei meu pênis nela, mas por pouco tempo, daí logo fui embora, mas não fomos lá pra isso". Os três não tinham nenhum vínculo com a vítima e foram detidos, nesta quinta (16), e serão ouvidos para definição da custódia hoje.

Vera Lúcia da Silva, de 42 anos, foi morta pelo ex-companheiro, Valdecir Caetano dos Santos, de 56 anos, com dois tiros no domingo (11), na frente da filha do casal, de 9 anos, sendo sepultada no mesmo dia. Em seguida, o feminicida tirou a própria vida. Três dias após ser sepultada, o corpo da vítima foi encontrado, na manhã de quarta (15), pelos funcionários do cemitério, com o túmulo violado e com indícios de necrofilia.
Assista ao relato do delegado responsável pelo caso sobre o crime de feminicídio, seguido de violação de sepultura com prática de ato libidinoso contra cadáver (necrofilia), veja a seguir:
- Vítimas de feminicídios em MS (2026):
Josefa dos Santos (Bela Vista) – 16 de janeiro;
Rosana Candia Ohara (Corumbá) – 24 de janeiro;
Nilza de Almeida Lima (Coxim) – 22 de fevereiro;
Beatriz Benevides da Silva (Três Lagoas) – 25 de fevereiro;
Liliane de Souza Bonfim Duarte (Ponta Porã) – 6 de março;
Leise Aparecida Cruz (Anastácio) – 6 de março;
Ereni Benites (Paranhos) – 8 de março;
Fátima Aparecida da Silva (Selvíria) - 23 de março;
Marlene de Brito Rodrigues (Campo Grande) - 6 de abril.
Vera Lúcia da Silva (Eldorado) - 12 de abril.
DENUNCIE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER - Não se cale! Denuncie a violência contra a mulher! Ligue: 180 Central de Atendimento à Mulher (disponível 24); 190 Polícia Militar; (67) 2020-1300 Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande; 197 Delegacias da Mulher no interior de MS; (67) 99825-0096 Denúncias ao Ministério Público Estadual.
Últimas Notícias
- Justiça - 15:00 Defensoria garante prisão domiciliar para mãe acompanhar filha com leucemia
- Animais - 14:40 Escolas da Reme de Dourados promovem educação sobre proteção dos animais
- Economia - 14:32 INSS envia alerta no WhatsApp para prova de vida
- Tráfico - 14:00 Adolescente é apreendido com 16 quilos de skunk em Corumbá
- Mulheres - 13:57 Violência contra mulheres cresce em dias de jogos de futebol
- Meio Ambiente - 13:37 Drones descobrem famílias de macacos
- Economia - 13:00 Indústria de MS exporta 12% mais
- Crueldade - 12:30 Homem é preso após espancar cadela até a morte em Campo Grande
- Agronegócio - 12:19 Showtec transforma MS em vitrine nacional de inovação no agro
- Poder Judiciário - 11:53 TJMS amplia projeto 'Estrelas na Cabana' para crianças indígenas Terena

