Plantão Saúde
Demora no atendimento pelo Polo do Ayrton Senna gera reclamação
Sesau alega que 80% dos que buscam teste no Polo não tem sintomas, o que acaba gerando fila
Terça-feira, 07 Julho de 2020 - 10:46 | Thays Schneider

A superlotação tem deixado apreensivo quem procura o Polo de Atendimento dos casos de coronavírus (Covid-19) no Parque Ayrton Senna, na região do Aero Rancho. No início da manhã de hoje (7), filas enormes se formaram no local.
Preocupadas com o aumento expressivo do número de casos, muitas pessoas procuram o polo para realizar o teste rápido. Carielle dos Santos, de 23 anos, saiu angustiada por não ter realizado o exame. “ Cheguei cedo, antes das 07h da manhã. Ninguém respeita o espaço necessário e ficam todos em aglomeração. Quando chegou minha vez de ser atendida fui informada que não poderia fazer o exame”, lamenta.
No local a jovem foi informada pelos profissionais da saúde que o teste só pode ser feito após sete dias com sintomas. Carielle foi encaminhada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para realizar o exame de dengue e só depois desse exame ela pode retornar ao polo.
Algumas pessoas até chegam em desistir do atendimento. É o caso da dona de casa de 36 anos que levou o filho para o polo de atendimento. A criança de 7 anos tem asma e, mesmo assim, não realizou o exame. “Está tudo desorganizado, uma falta de respeito com os pacientes que procuram o polo de atendimento. Falam tanto que é referência, mas infelizmente as pessoas correm o grande risco de serem infectadas aqui, com poucas unidades de banheiros químicos e tudo sujo fica difícil não ser contaminado”, afirma.
Em nota a Secretaria Municipal de Saúde informou que houve um aumento expressivo na busca pelo Polo, em especial por pessoas querendo realizar o teste de Covid-19. Levantamento feito esta semana pela Sesau mostra que 80% são de pessoas que foram exclusivamente para isso mesmo sem sintoma algum, o que não é recomendado e, consequentemente, acaba gerando fila. O Polo foi criado para receber exclusivamente pacientes com suspeita de coronavírus (Covid-19) e outras síndromes respiratórias, sendo o atendimento por demanda espontânea, ou seja, sem necessidade de agendamento.
Últimas Notícias
- Economia - 19:00 Juiz barra aumento do IPTU 2026
- Estado - 18:00 Governo cria Central de Orientação para levar políticas públicas
- Campo Grande - 17:44 Loja do centro é alvo de furto de fios e tem prejuízo de R$ 46 mil
- Amplavisão - 17:30 Vale o pragmatismo ou a fidelidade partidária?, por Manoel Afonso
- Justiça - 17:00 Defensoria de MS garante indenização por prisão indevida em regime fechado
- Inclusão - 16:55 Corregedoria institui Selo Cartório + para ampliar inclusão em MS
- Inovação - 16:50 Agetec lança chatbot Téo e inova intranet dos servidores
- Turismo - 16:00 Corumbá lança Mapa Digital do Turismo com informações georreferenciadas
- Aral Moreira - 15:59 Robôs aspiradores e dispositivos TV Box são apreendidos na MS-386
- Consumo - 15:50 Procon de Três Lagoas divulga pesquisa de preços de produtos e serviços para pets









