Vacinação
AGU aponta erros em aplicação de vacina pediátrica em MS
Em MS os primeiros lotes da vacina pediátrica da Pfizer foram registrados como da Pfizer adulta

Dados divulgados pelo AGU (Advocacia-Geral da União) mostram que 57.147 crianças e adolescentes em todo o país foram imunizados com doses para adultos não autorizadas para aplicação em menores de 18 anos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os equívocos ocorreram em todas as unidades federativas inclusive em Mato Grosso do Sul.
Mato Grosso do Sul também teria cometido o erro, mas a Secretária Estadual de Saúde informou que o Ministério da Saúde também registrou os primeiros lotes da vacina pediátrica da Pfizer no Sistema do SI-PNI como vacina da Pfizer adulta. Portanto devido esse erro de registro do Ministério da Saúde algumas crianças de 05 a 11 anos que tomaram a vacina pediátrica da Pfizer aparecem no sistema como se tivessem tomado a vacina adulta.
A Secretaria de Estado de Saúde informou ainda que a responsabilidade de aplicação é dos municípios. Estes casos são inserções de informações erradas no sistema. Quando detectado é solicitado que o município faça a correção. O Programa Nacional de Imunização (PNI) informou que aumento o número de registros errados no sistema após os ataques hackers a plataforma do Ministério da Saúde.
Os municípios são orientados para quando ocorrer vacinação de crianças com a vacina errada, o município faz a devida notificação de erro, é realizado a avaliação do paciente e acompanhamento por médicos, é paralisado o esquema vacinal até ofertarem imunizante adequado.
Veja Também
Vacinação da gripe chega a escolas da Reme após baixa adesão
Prefeitura quer ampliar o acesso e a cobertura vacinal entre as crianças
Polo indígena encerra vacinação contra Covid-19
Encerramento da imunização ocorreu na última terça-feira, na aldeia Te’ykue, em Caarapó
Fumacê percorre três bairros nesta terça-feira
Para uma maior eficácia do inseticida, é necessário que o morador abra portas e janelas