Geral
Vereadores querem proibir fogos de artifício na Capital
Terça-feira, 14 Maio de 2019 - 15:16 | Redação
Para tentar proteger os pets e animais silvestres e até mesmo o ser humano, o vereador veterinário Francisco (PSB) juntamente com os vereadores tucanos João Cesar Matogrosso e Antonio Cruz e o republicano Gilmar da Cruz fizeram um projeto de lei para proibir queima e soltura de fogos de artifício com efeito sonoro e mesmo sem efeito sonoro em determinados casos.
Na prática, o projeto altera a Lei Municipal n. 2.909 de 28/07/1992, que institui o Código de Polícia Administrativa do município de Campo Grande. O projeto de lei foi apresentado na sessão desta terça-feira (14) durante sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Campo Grande.
Segundo o vereador Veterinário Francisco, a proibição dos fogos de artifício sem efeito sonoro estaria vetado nas seguintes situações: a partir de porta, janela ou terraço das edificações; a distância inferior a 500 (quinhentos) metros de hospitais, casas de saúde, asilos, presídios, quartéis, postos de serviços e de abastecimentos de veículos, depósitos de inflamáveis e explosivos, reservas florestais e similares; em locais fechados.
O parlamentar se apega a estudo da pesquisadora doutora Simone Mamede, que fez monitoramente do impacto dos fogos de artifício em aves que vivem em Campo Grande durante a virada do ano de 2016 e 2018. Segundo ela, os fogos de artifício impactam diretamente as aves da cidade podendo causar desorientação no vôo, perturbação do descanso noturno, abandono dos ninhos pelos adultos deixando os filhotes vulneráveis à predação e a até mesmo foram encontradas aves mortas durante o monitoramento
Se o projeto de lei for aprovado e sancionado pela prefeitura de Campo Grande quem descumprir a Lei será multado em R$1.000,00 (mil reais), valor que será duplicado na hipótese de reincidência, entendendo-se como reincidência o cometimento da mesma infração num período inferior a 12 meses. A fiscalização do cumprimento da lei fica de competência da Guarda Civil Metropolitana - GCM e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana – SEMADUR.
O vereador Veterinário Francisco explica que o intuito dessa Lei é ampliar o que o Decreto 13.679/2018 feito pelo prefeito Marcos Trad que veta o uso de fogos de artifícios nos eventos realizados pelos órgãos da Administração Pública Municipal.
(Com informações da assessoria de imprensa)
Últimas Notícias
- Polícia - 18:18 Repatriada, bebê resgatada no Paraguai está em abrigo em Ponta Porã
- Cidadania - 18:00 Dias dos Pais: MS bate recorde de reconhecimento de paternidade em Cartório
- Oportunidades - 17:49 Secretaria de Cultura abre inscrições para curso de teclado em Três Lagoas
- Saúde - 17:17 Cuidados essenciais que salvam vidas ao engasgar
- Cultura - 16:50 Feiras livres preservam tradições, geram renda em bairros de Campo Grande
- Campo Grande - 16:22 Homem desaparecido retorna à família neste domingo de Dia dos Pais
- Brutal - 15:30 Morte em sessão de espancamento na Capital
- Ivinhema - 15:05 Mulher denuncia companheiro por agressão e ameaça de morte
- Educação - 14:44 Concurso sobre Trânsito recebe inscrições de estudantes até dia 24
- Crime - 14:10 Briga no Centro da Capital termina com jovem morto por esfaqueamento

