• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Suzano entrega 80 apartamentos a colaboradores da Silvicultura em MS

Iniciativa pioneira oferece moradia digna a trabalhadores, priorizando mães e pais que poderão viver próximos aos filhos

Quarta-feira, 12 Novembro de 2025 - 15:50 | Sandra Salvatierre


Suzano entrega 80 apartamentos a colaboradores da Silvicultura em MS
O processo de seleção dos beneficiados segue critérios que priorizam colaboradores com mais de um ano de empresa, bom desempenho e origem em outras localidades, além de dar destaque especial a mães e pais, para que possam reunir suas famílias em Ribas do Rio Pardo. (Foto: Divulgação).

Exatos dois anos de espera, esforço e resiliência se passaram até que Ruthi Romoaldo Francino, 33 anos, ajudante florestal, visse nas mãos as chaves de uma nova vida, e de um novo lar. Natural da Bahia, ela chegou a Ribas do Rio Pardo (MS) em 2023, movida pelo desejo de garantir um futuro melhor para as filhas. Desde então, sonhava com o reencontro que, enfim, se tornou realidade graças a uma iniciativa inédita da Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto.

Neste mês, a companhia conclui a entrega de 80 apartamentos destinados a colaboradores e colaboradoras da área de Silvicultura, ação que integra um projeto-piloto voltado à valorização das pessoas e à redução do déficit habitacional no município. As novas moradias, localizadas em um condomínio planejado e construído por empresa parceira, já abrigam cerca de 50 famílias de trabalhadores da Suzano.

 

“Agora posso cuidar das minhas filhas, acompanhar a escola, cozinhar para elas na minha própria casa. Ganhei estabilidade e tranquilidade. Isso é mais do que uma moradia, é a chance de recomeçar perto de quem eu amo”, relata emocionada Ruthi, mãe solo de duas meninas. “Essa casa trouxe de volta nossa união. Só tenho gratidão à Suzano por pensar em nós, trabalhadores que viemos de longe.”

O processo de seleção dos beneficiados segue critérios que priorizam colaboradores com mais de um ano de empresa, bom desempenho e origem em outras localidades, além de dar destaque especial a mães e pais, para que possam reunir suas famílias em Ribas do Rio Pardo.

 

Entre os contemplados está também Orlando José Riveiro Delgado, 22 anos, venezuelano que atua no Viveiro de Mudas da Suzano. Até recentemente, ele morava com a esposa e os dois filhos em uma casa alugada e pequena. Hoje, celebra uma nova fase. “Minha família está mais segura e feliz. Antes, o dinheiro mal dava para se manter; agora consigo ajudar minha família na Venezuela e ainda guardar um pouco. O que mais gosto é ver meus filhos brincando, sendo crianças de verdade. A Suzano mudou a nossa vida”, conta, emocionado.

Com a economia gerada pela ausência do aluguel, Orlando conseguiu iniciar o processo para obter a habilitação e faz planos de crescimento profissional dentro da empresa.

Quem também vislumbra novas perspectivas é Klayver Júnior Oliveira Silva, 22 anos, operador de máquina, natural do Tocantins. Desde que recebeu as chaves do apartamento, em julho deste ano, sua rotina mudou.
“Sair do aluguel foi um alívio. Agora posso guardar dinheiro e investir no futuro da minha família. A Suzano nos incentiva a trazer quem amamos, e isso faz toda a diferença para quem está longe de casa”, destaca.

 

Moradia com propósito

Os apartamentos contam com dois quartos, banheiro e varanda, localizados em um condomínio com piscina, quadras poliesportivas, área de lazer e churrasqueira. Em breve, o espaço também ganhará um parquinho infantil, reforçando o compromisso com o bem-estar das famílias.

“Esta é uma iniciativa pioneira da Suzano voltada ao bem-estar e à qualidade de vida dos nossos colaboradores da Silvicultura, e não poderíamos estar mais orgulhosos dos resultados”, destaca Angela Aparecida dos Santos, gerente de Gente e Gestão da Suzano. “O projeto já contemplou 50 colaboradores e colaboradoras e, neste mês, outros 30 receberão suas chaves. Muitos vieram de outras regiões e agora podem reunir suas famílias. Seguimos o nosso direcionador que diz: ‘Só é bom para nós se for bom para o mundo’, contribuindo também com a comunidade ao ajudar na redução do déficit habitacional local.”

 

O condomínio é de propriedade da MSE, empresa que atuou na construção da fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo, e foi destinado à companhia por meio de um contrato de locação. Os colaboradores contribuem com uma pequena taxa mensal de R$ 50,00, e, a partir de janeiro de 2026, passarão a participar das despesas de energia, condomínio e internet de forma escalonada.

Mais do que um conjunto habitacional, a iniciativa da Suzano simboliza um passo concreto em direção a um futuro mais justo, humano e sustentável; em que cada chave entregue abre também a porta para uma nova história de esperança.

 

Confira a galeria de imagens:

SIGA-NOS NO Google News