Geral
Sesau apresenta Escola de Saúde Pública na Capital nesta terça-feira (8)
Evento de lançamento da inciativa conta também com assinatura da COAPES
Segunda-feira, 07 Setembro de 2026 - 10:17 | Redação

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau) lança, nesta terça-feira (8), a Escola de Saúde Pública de Campo Grande (ESP-CG), iniciativa voltada à qualificação permanente dos profissionais e ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento, que integra o calendário festivo dos 127 anos de Campo Grande, será realizado às 8h, no Auditório Multiuso II da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
A ESP-CG nasce com a proposta de aproximar educação, serviço, gestão, pesquisa e inovação, transformando os desafios encontrados diariamente na rede municipal em oportunidades de formação e desenvolvimento de novas soluções para a saúde pública.
Durante o evento também será realizada a assinatura do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES), estratégia que amplia a integração entre a rede municipal de saúde e instituições de ensino. A iniciativa busca organizar e fortalecer a presença de estudantes, residentes, professores e pesquisadores nos serviços do SUS.
Na prática, a parceria permitirá aproximar a formação profissional da realidade das unidades de saúde, ampliar campos de estágio e residência, estimular pesquisas sobre demandas reais da população e favorecer a construção de soluções que possam contribuir para a melhoria dos serviços.
Com a Escola de Saúde Pública e o COAPES, Campo Grande fortalece uma rede de aprendizagem que reúne trabalhadores, gestores, estudantes, universidades e pesquisadores. A proposta é transformar o próprio SUS em espaço permanente de formação, produção de conhecimento e inovação.
O objetivo final é refletir diretamente na assistência, resultando em profissionais mais preparados, serviços mais qualificados e um cuidado cada vez mais eficiente para a população. A criação da ESP-CG consolida, assim, o investimento na formação das pessoas que fazem o SUS acontecer todos os dias.
Serviço – Lançamento da Escola de Saúde Pública e assinatura do COAPES
Data: 8 de setembro (terça-feira)
Horário: 8 horas
Local: UFMS – Auditório Multiuso II
Últimas Notícias
- Fátima do Sul - 18:35 Game Over: Videogame é recuperado durante operação
- Educação - 18:12 Investimento por aluno no Brasil é de 1/3 da média dos países da OCDE
- Economia - 17:50 Bets começam a informar bancos sobre R$ 1,3 bilhão a devolver
- Trilha de Hermes - 17:36 Quatro foragidos são detidos em nova etapa de operação policial
- Música - 17:07 Beatles Maníacos realiza apresentação especial nesta sexta-feira
- Educação - 16:55 Prefeitura de Bonito abre processo seletivo para profissionais da REME
- Eleições 2026 - 16:16 Líderes de MS confirmam apoio a Flávio
- Maracaju - 16:06 Colisão em van deixa 13 feridos em MS
- Meio Ambiente - 15:58 Dourados fortalece ações ambientais ao aderir o AdaptaCidades
- Oportunidade - 15:31 Comarca de Maracaju abre seleção de estágio para Direito

