Geral
Sem dinheiro federal, obra pode parar
Segunda-feira, 01 Julho de 2019 - 15:33 | Redação
“Caso o dinheiro não venha, a obra pode parar”, alertou o prefeito Marquinhos Trad (PSD) sobre as obras de revitalização do Rio Anhandui, na Avenida Ernesto Geisel, em Campo Grande. Iniciadas há 15 meses, as obras avançaram e 60% do trabalho já está pronto. Porém, a falta de liberação de verba federal pode comprometer os serviços.
Conforme o prefeito, o governo federal teria atrasado os repasses para o pagamento da empreiteira. Em vídeo postado em suas redes sociais, ele mencionou que há R$ 4 milhões em atraso desde fevereiro. Segundo Marquinhos, no mês passado, a União liberou 1,4 milhão, valor insuficiente para pagar os serviços já executados pela empreiteira.
Marquinhos disse já ter pedido socorro à bancada federal. Ele também esteve em Brasília conversando sobre o assunto no Ministério do Desenvolvimento. “Por enquanto, os trabalhos estão sendo feitos, mas sem dinheiro poderá parar e aí a gente perde tudo o que já fez.”
Obra - A obra garantirá a estabilização das margens do rio (com muro de gabião e placas de concreto), drenagem, ciclovia, urbanização e recapeamento das duas pistas da Avenida Ernesto Geisel, numa extensão de 917 metros, da Rua Santa Adélia até a Rua do Aquário. A margem direita já está “revestida”, protegida da erosão com paredões de gabião com até 9 metros de altura e placas de concreto. No lado esquerdo, o serviço é mais minucioso por causa da presença do emissário de esgoto.
A empreiteira já iniciou a construção de uma parede de concreto armado, com 1,8 metro de altura, ladeando todo o traçado da ciclovia, que será isolado da avenida por guard-rail, ficando na margem esquerda até a Rua da Abolição e daí em diante, no lado oposto.
O lote dois, que é o mais extenso, com 850 metros, fica pronto em setembro de 2020, mas segundo os engenheiros da SISEP (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos), ainda em 2019 o trecho interditado da pista centro-bairro da Avenida Ernesto Geisel, será reaberto.
Balanço - Nos lotes 2 e 3 (da Abolição até a Rua do Aquário) de 12.0151 m³ programados de gabião, estão prontos 5.363 metros m³, na margem direita. No lote 2, foram concluídos os 2.723 m³ previstos para a margem direita e falta fazer 6.193m ³ da outra margem. No lote 3, o lado direito já recebeu gabião em toda sua extensão (2.640 m³) e falta concluir a outra margem (5.822m³).
Dos 4.492,50 de manta geotêxtil que revestirão os barrancos, mais de 4.000 metros já foram instalados. Este material, feito com poliéster, é colocado atrás das paredes de gabião, reforçando ainda mais a proteção das margens do aparecimento de novos processos erosivos. Dos 20.929 metros de muro de contenção em concreto armado programados, mais de 8 mil metros já foram construídos.
(Com informações da assessoria de imprensa da prefeitura)
Últimas Notícias
- Cidadãos - 12:25 Programa do TJMS visa facilitar linguagem em processos judiciais
- Economia - 11:50 Mais de 5 milhões de brasileiros estão impedidos de apostar em bets
- Cultura - 11:17 Prefeitura de Corumbá mantém credenciamento aberto para agentes culturais
- Registros e memórias - 10:43 Sesc MS lança concurso fotográfico para celebrar 80 anos de histórias
- Oportunidade - 10:00 Suzano disponibiliza 10 vagas em três municípios em MS
- Oportunidade - 09:50 Transpetro abre inscrições para concurso público com 281 vagas imediatas
- Educação - 09:00 Semed abre inscrições para formação de coordenadores em Corumbá
- Discussões - 08:50 Sesc promove nova edição do Impróprias com debates sobre 'Corpo e Poder'
- Economia - 08:06 BC decreta liquidação extrajudicial de instituições do Grupo Simpala
- Justiça - 07:41 Justiça condena autoescola por conduta inadequada de instrutor em aulas

