Geral
Projeto Meninas Digitais estimula a participação de mulheres nas Exatas
Domingo, 06 Outubro de 2019 - 15:17 | Redação
Mais de 50% dos estudantes matriculados nos cursos superiores são mulheres, mas elas ainda são minoria nas faculdades das áreas de Exatas e Engenharias. Pensando em diminuir essa desigualdade, a professora Valguima Odakura e as alunas do curso de Engenharia da Computação da UFGD realizam atividades com meninas na faixa dos 11 aos 13 anos, envolvendo o uso de diferentes tecnologias.
As atividades acontecem toda sexta-feira à tarde, no laboratório de informática da escola Armando Campos Belo, no bairro Jardim Piratininga, em Dourados. Usando aplicativos educacionais, alguns até ensinando os princípios básicos da programação de computadores, as estudantes da UFGD estimulam as crianças a sonhar alto.
“Muitas dessas meninas da escola nunca haviam sequer cogitado a possibilidade de seguir em uma carreira ligada à área de tecnologia. Quando elas olham para as estudantes da universidade, elas conseguem ver que é uma oportunidade acessível. Além das atividades envolvendo tecnologias, nós também temos conversas sobre empoderamento e auto-estima, pois é importante que alguém as estimule a buscar seus sonhos”, dia a professora Valguima.
Além do projeto semanal na escola, a cada 15 dias as estudantes do curso de Engenharia da Computação reúnem-se para conversar sobre temas ligados aos estudos, disciplinas do curso, e seu dia a dia na faculdade e fora dela. Essa reunião também faz parte das atividades do projeto Meninas Digitais.
Várias acadêmicas relatam que já ouviram comentários desestimulantes, por parte da família e até mesmo na faculdade, por serem mulheres estudando computação. O clima de competitividade entre estudantes do curso também é um fator que desincentiva a presença das acadêmicas nessa área de estudos. Segundo as estudantes, os encontros fortalecem sua auto-estima e sua força de vontade para seguir no curso.
Últimas Notícias
- Record TV - 18:12 Superprodução da Record TV, Amor em Ruínas estreia em julho no Playplus
- Economia - 17:48 Rendimento dos mais ricos é 13,8 vezes maior que o dos mais pobres
- Poder Judiciário - 17:17 Judiciário lança guia prático para enfrentar assédio e discriminação
- Campo Grande - 16:50 Decreto regulamenta lei e organiza atendimento às pessoas em situação de rua
- Música - 16:25 Campo Grande é palco de apresentação do Michel Teló no próximo sábado
- Nova data - 15:50 Ação Agro Social é adiada para 30 de maio por frio e chuva
- Oportunidade - 15:10 TJMS divulga edital para processo seletivo na área de juizado
- Cidadania - 14:50 Jovens movimentam a 60ª Expoagro com campanha de arrecadações em Dourados
- Meio Ambiente - 14:00 MPMS começa segunda fase do Projeto Ecodeliberação em Campo Grande
- Comunidades - 13:53 Povo das Águas percorre o Alto Pantanal levando serviços à população

