Programa UEMS ACOLHE inova com curso online a migrantes internacionais
O curso tem objetivo o desenvolvimento de aspectos formais e informais da língua portuguesa

O Programa UEMS ACOLHE, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), está com curso de extensão “Práticas em Língua Portuguesa para Migrantes Internacionais”, com atividades de compreensão e produção oral e escrita totalmente on-line. O curso começou no dia 08 de setembro.
Com mais de 180 alunos inscritos, residentes em diversos estados do Brasil e também em outros países, o curso tem por objetivo ser um espaço para a apropriação e o desenvolvimento de aspectos formais e informais da língua portuguesa, favorecendo a aquisição de conhecimentos sobre práticas socioculturais brasileiras.
“Estamos trabalhando com alunos de 20 nacionalidades diferentes, o que enriquece sobremaneira nossas atividades, além de aprendermos muito com toda esta troca cultural”, diz o coordenador geral do Programa UEMS ACOLHE, professor João Fábio Sanches Silva.
O curso de extensão “Práticas em Língua Portuguesa para Migrantes Internacionais”adotaaplicações comumente acessíveis aos seus alunos, como o aplicativo WhatsApp, o envio de materiais por e-mail e encontros semanais por videoconferência, com o objetivo de promover uma maior interação entre seus participantes.
Ainda segundo o professor João Fábio, “o oferecimento do curso só é possível graças ao empenho e dedicação dos colaboradores, voluntários de várias áreas do conhecimento, que semanalmente dispõem do seu tempo para compartilhar suas experiências com nossos alunos”.
O curso está sendo oferecido para três níveis diferentes de conhecimento da língua portuguesa, do básico ao avançado, e possivelmente passará a fazer parte do portfólio de projetos do Programa UEMS ACOLHE.
Veja Também
Saúde relata tentativa de acesso indevido a plataformas do SUS
Funcionamento de aplicativos deve ser normalizado nesta tarde
MP muda tabela do preço do frete rodoviário de carga
Tabela foi elaborada em 2018, após a greve dos caminhoneiros
Professor de capoeira é preso por estuprar a própria filha de 11 anos
Vítima disse que era molestada pelo autor desde os 8 anos de idade
Acidente com bitrem boiadeiro deixa motorista ferido e 12 animais mortos
Caminhão desgovernado tombou, condutor ficou desorientado e teve arranhões nos braços
População recebe atendimento gratuito sobre imposto de renda no Pátio Central
Em MS, foram entregues 300 mil declarações, o equivalente a 62,7% do esperado, segundo a Receita
Mourão compara defesa do AI-5 a uso da foice e martelo
Vice-presidente minimizou manifestações e disse que essa fase do Brasil já passou