Geral
PF realiza operação contra crime ambiental
Quinta-feira, 12 Setembro de 2019 - 08:25 | Redação
A Polícia Federal, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Fundação Nacional do Índio (Funai) realizam, desde segunda-feira (10), uma operação conjunta denominada QUEBRACHO na terra indígena KADIWÉU, localizada na Serra da Bodoquena, nos municípios de Corumbá e Porto Murtinho. A operação tem por objetivo coibir o desmatamento na região, o uso de fogo de forma ilegal e a exploração irregular de madeira em sete propriedades rurais objeto de retomadas pelos indígenas, as quais se encontram arrendadas para terceiros.
A partir de informações recebidas pela Polícia Civil, versando sobre a existência de exploração ilegal de madeira em fazendas da região, foi iniciada uma investigação com o uso de ferramentas como o geoprocessamento, a qual confirmou a existência de pequenas clareiras e pontos de exploração ilegal de madeira na área indígena. O passo seguinte foi o deslocamento de Policiais Federais e integrantes do Ibama e da Funai para identificar a autoria e a materialidade dos crimes ambientais eventualmente cometidos, autuar responsáveis legais pelas propriedades e apreender madeiras e equipamentos ilícitos.
Até o presente momento, já foram identificados acampamentos com exploração ilegal de madeira e pequenos desmatamentos que resultaram na apreensão e 700 lascas de ipê, resultando em multa de R$ 3.260,40 ao posseiro da propriedade. Restaram apreendidas motosserras, corrente de arrastão, motos e armas de fogo. Ainda foi identificada a presença de indivíduos que não pertenciam a etnias indígenas, os quais estavam realizando corte seletivo das árvores, alegando ter sido contratados pelos indígenas.
Últimas Notícias
- Nova Andradina - 09:32 Carro carregado de cigarros colide com javali matando motorista
- Atenção aos prazos - 09:09 Prazo para pagamento da 1ª parcela do IPVA 2026 termina na próxima sexta-feira
- Dourados - 08:56 Desvio de R$120 mil em carga de linguiça
- Oportunidades - 08:32 Inscrição para prova de bolsas do Senai termina nesta quinta-feira
- Campo Grande - 08:08 Samu passa a operar com novo conjunto de ambulâncias na Capital
- Charge - 07:36 Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028
- Justiça - 07:32 Prazos processuais no Judiciário de MS voltam a contar nesta quarta-feira
- CNH - 07:25 Detran dispensa baliza em exame prático
- Oportunidades - 07:00 Seleção inédita para 60 + em MS
- Educação - 18:32 Dois cursos de Medicina de MS serão supervisionados pelo MEC

