Geral
MEC divulga orientações a participantes do Encceja
Quarta-feira, 25 Setembro de 2019 - 15:32 | Redação
Os participantes que obtiveram a nota mínima exigida no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) devem buscar as secretarias estaduais de educação ou institutos federais para obter o documento que comprova a conquista da qualificação. Hoje (25), o Ministério da Educação (MEC), divulgou orientações a esses estudantes.
As secretarias estaduais de Educação devem ser procuradas para emitir o certificado. Além disso, no caso do aprovado no ensino médio, também é possível pedir o documento em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmaram Termo de Adesão ao Encceja. O candidato deve ir ao instituto que indicou no momento da inscrição para realizar a solicitação do certificado. O atendimento pode ser realizado em 283 campus de 32 institutos credenciados que estão espalhados em 24 unidades da Federação. Apenas Ceará, Alagoas e Tocantins não possuem unidades cadastradas.
Apesar de não ser obrigatório, levar a página impressa com o resultado ajudará o atendente no processo de identificação da nota e fará com que o certificado seja emitido mais rapidamente. O resultado da prova realizada em 2019 está previsto para dezembro e poderá ser consultado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira .
Tem direito ao certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio o participante que atingiu, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e tirou nota igual ou maior do que 5 em redação. A certificação pode ser solicitada por participantes aprovados no exame em edições de anos passados, desde 2006.
Certificação parcial - Aqueles estudantes que obtiveram a nota mínima em uma área do conhecimento, mas não nas quatro provas do Encceja, podem requerer a declaração parcial de proficiência. Com ela, o participante poderá se inscrever apenas para as áreas nas quais não obteve a pontuação necessária na próxima edição do exame.
No caso da declaração parcial de proficiência em linguagens, códigos e suas tecnologias, no ensino médio, o estudante deve ter atingido, ao mesmo tempo, o mínimo de 100 pontos na prova e 5 pontos na redação, na mesma edição do exame.
No ensino fundamental, pode solicitar a declaração parcial de proficiência quem conseguiu, pelo menos, 100 pontos em língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e/ou educação física. O participante também precisa ter alcançado nota 5 ou superior em redação, na mesma edição do Encceja.
Encceja - O Encceja é um exame para jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada. Os interessados em tentar o certificado do ensino fundamental devem ter, no mínimo, 15 anos de idade completos na data da prova; para obter o certificado do ensino médio, a idade mínima exigida é de 18 anos.
Últimas Notícias
- Oportunidade - 11:09 Sejuv abre inscrições para curso de Design de Sobrancelhas
- Habitação - 10:54 Pré-selecionados para novo residencial devem entregar documentos à Emha
- Economia - 10:15 Area de florestas plantadas em Campo Grande cresce 115,4%
- Bem-estar - 10:00 Projeto com cães terapeutas muda rotina de hospital
- Esporte - 09:55 Em Corumbá, Jogos dos Servidores recebem inscrições até 7 de outubro
- Economia - 09:30 MS deve movimentar R$491,29 milhões
- TV Record - 09:09 Plantando a vitória! Eduarda Braum conquista a terceira Prova de Fogo de A Fazenda
- Saúde - 08:50 Déficit de 61% no Hemosul mobiliza setor florestal para doar sangue
- Golpe de Precatório - 08:32 Tribunal de Justiça alerta população sobre golpe do precatório em MS
- Paranaíba - 08:03 Jovem é morto a facadas em briga envolvendo quatro pessoas

