• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Mais um interno da Unei é recapturado

Quarta-feira, 18 Dezembro de 2019 - 11:05 | Redação


Mais um interno da Unei (Unidade Educacional de Internação) Dom Bosco é recapturado. Conforme a 5ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar) ele estava escondido na casa da irmã, no Bairro Santa Mônica. Denúncias anônimas levaram a polícia até o esconderijo.

Na  segunda-feira (16) 26 adolescentes infratores fugiram da Unei Dom Bosco e até o momento dois foram localizados. O menor recapturado hoje cumpre pena por roubo.

Ao todo 24 jovens seguem foragidos. A Sejusp-MS (Secretaria de Estado, Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul) confirmou que foi formada uma força-tarefa para busca e recaptura dos evadidos.

A fuga ocorreu depois que cinco servidores de plantão foram atraídos para uma briga simulada pelos adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Unei. Um dos servidores foi rendido, amarrado e agredido com uma barra de ferro. Para o diretor do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos da Administração do Estado do Mato Grosso do Sul (Sindsad), Silvio Ferreira Guimarães, a fuga em massa expõe a precariedade da Unidade e a falta de estrutura para o trabalho dos servidores.

“Nós trabalhamos sob pressão, em uma situação limite, estamos vulneráveis. Trabalhamos sem equipamento de contenção, sem efetivo suficiente e em um prédio com uma estrutura defasada”. A  Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) por meio da SAS, informou que  abriu procedimento administrativo para averiguar os fatos e que a rotina da unidade está sendo reestabelecida. Em Mato Grosso do Sul são 10 Uneis com um total de 260 adolescestes internados.

 Já em relação aos servidores, a Secretaria divulgou que o sistema socioeducativo possui atualmente 269 agentes de segurança socioeducativo. Sobre a Unei Dom Bosco, são 80 vagas e 59 agentes. Porém, antes da fuga durante o motim havia 91 adolescentes recolhidos.  

 

 

SIGA-NOS NO Google News