Geral
Mãe denuncia mensagem de Homem Pateta à criança
Terça-feira, 30 Junho de 2020 - 07:22 | Redação
Um novo desafio da internet, conhecido como desafio do "Homem Pateta" acendeu o alerta para os pais nos últimos dias devido um perfil das redes sociais de um homem que se veste como o personagem Pateta, da Disney. De acordo com as autoridades policiais, o objetivo do contato é se aproximar de crianças nas redes sociais começando com trocas de mensagens e avançando para mensagens de terror que incitam ao suicídio. O alvo principal seria crianças de até 12 anos.
Em Aquidauana, a vítima foi uma menina de 11 anos. A mãe, servidora pública estadual, contou que a filha recebeu a mensagem na noite do último domingo (28) enquanto toda a família estava junto na residência, no Bairro Alto. "Foi uma péssima surpresa, mas a nossa sorte é que já tínhamos alertado nossa filha sobre esse caso após assistirmos uma reportagem. Assim que ela recebeu a mensagem, lembrou do que havíamos conversado e nos mostrou rapidamente. Ficamos muito assustados e eu já bloqueei o perfil e fizemos as denúncias".
O suposto autor da mensagem se identificou na Rede Social Instagran como JhonatanGaliindo2016 e começou a conversa com um Hola, "Olá", em espanhol, o que pode indicar que o criador do perfil não seja do Brasil. As primeiras investigações afirmam que o caso do Homem Pateta teria sido criado no México e em países de língua espanhola.
Desafios anteriores como o da "Baleia Azul", "Boneca Momo" entre outros também foram considerados ameaças nas redes sociais através de perfis criminosos que abordam crianças com o objetivo de ganhar a confiança delas e depois induzí-las à morte.
O caso pode ser enquadrado em crime de ameaça, pertubação da tranquilidade e até instigação, auxílio e consumação de suicídio, com penas que podem chegar até 20 anos de reclusão, dependendo do teor das mensagens.
(Com informações O Pantaneiro)
Últimas Notícias
- Internacional - 19:00 Donald Trump anuncia cessar-fogo entre Israel e Irã
- Educação - 18:15 Enem: começa prazo para recorrer de atendimento especial negado
- Saúde emocional - 17:30 MS promove capacitação inédita em Primeiros Socorros Psicológicos na UNEI Mitaí
- Justiça - 17:00 Com maioria, STF retoma quarta-feira julgamento sobre redes sociais
- Nova Alvorada do Sul - 16:54 Veículo recuperado com registro de furto em SP desde 2022
- Esporte - 16:16 Irmãos representam o Brasil em competição com o apoio do auxílio-atleta
- Economia - 16:15 Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5
- Diversidade - 15:55 Presídio de Campo Grande recebe torneio da diversidade LGBTQIA+
- Ponta Porã - 15:49 Dupla é presa com carro restringido e com drogas ocultadas
- Política - 15:15 Projeto retira MT e coloca Pantanal em nome de município de MS