Geral
Justiça mantem condenação de motociclista sem CNH que atropelou idosa
Vítima não resistiu aos ferimentos e morreu; Acidente aconteceu em abril de 2016, em Taquarussu
Quarta-feira, 15 Julho de 2020 - 17:46 | Redação

O recurso do homem condenado à pena de dois anos e oito meses de detenção, no regime aberto, por atropelar e matar uma idosa de 61 anos, em abril de 2016, em Taquarussu (MS), foi negado por unanimidade, pelos desembargadores da 2ª Câmara Criminal. A condenação foi mantida e ele ainda está proibido de obter habilitação para dirigir, por homicídio culposo na direção de veículo automotor.
Consta no processo que no dia 22 de abril de 2016, em Taquarussu, o réu conduzia uma motocicleta por uma avenida da cidade. Em certo momento, a vítima, uma senhora de 61 anos, atravessou a avenida e, ao perceber que poderia ser atropelada, desviou para o mesmo sentido que o motociclista, causando a colisão.
No momento do acidente, a vítima caiu ao chão e bateu a cabeça. O réu nada sofreu. Como o sinal de celular não funcionava, populares foram até o hospital e solicitaram uma ambulância, que buscou a vítima e o réu, prestando o devido socorro, mas a idosa morreu no dia seguinte.
Em virtude da ausência de sinal de telefone, a Polícia Militar deixou de ser acionada e a moto conduzida pelo réu, enquanto ele seguiu com a vítima para o hospital, foi retirada do local, impossibilitando a realização de perícia.
Ao juiz, o réu declarou que conduzia a motocicleta pela avenida e que a senhora surgiu de repente em sua frente, tentando desviar, mas sem sucesso. Alegou também que pilota motocicleta há três anos e nunca se envolveu em um acidente, porém não possui a carteira nacional de habilitação (CNH).
A defesa pediu absolvição do acusado alegando insuficiência de provas e que o acidente teria ocorrido por culpa exclusiva da vítima. No recurso, o advogado argumentou que mesmo o réu não sendo habilitado, conduzia a motocicleta em velocidade compatível com o local do acidente e tentou desviar da vítima, que atravessava a rua fora da faixa de pedestre e, ao avistá-la, tentou se esquivar, indo para o mesmo lado que desviou, ocorrendo a colisão.
Porém, os argumentos não foram aceitos pela justiça. O relator da apelação, Des. Luiz Gonzaga Mendes Marques, lembrou que, como não foi realizada perícia, a questão para se definir a culpa é fática, com a prova testemunhal definindo a culpa exclusiva do réu.
“O local trata-se de uma avenida, com canteiro central e sem faixa de pedestre, sendo que o réu somente pôde perceber que a vítima atravessava a pista quando ela já estava no meio do asfalto - tanto que declarou não haver tempo de desviar da mulher. Portanto, se a pedestre já estava posicionada no meio da via, ela não surgiu repentinamente na frente do apelante, como quer fazer crer”, explicou o relator.
O desembargador citou ainda que uma motociclista testemunha do acidente afirmou ter dado passagem para o réu, evidenciando que a velocidade dele era maior que a dela, tanto que ela conseguiu frear a tempo e ele não.
“Como se vê, o apelante é quem foi o culpado pelo acidente, agiu com imprudência e imperícia ao atropelar a pedestre, causando sua morte, devendo ser mantida a condenação pelo art. 302, parágrafo 1°, I, do Código de Trânsito Brasileiro. Diante do exposto, nego provimento ao recurso”, concluiu.
Últimas Notícias
- Flagrante - 15:50 Novas imagens mostram fuga de criminosos após roubo a joalheria em São Gabriel do Oeste
- Oportunidades - 15:37 Curso EaD gratuito ajuda produtores rurais na prevenção de incêndios
- Infraestrutura - 15:11 Agesul abre licitação para reforma do Aeroporto Regional de Bonito
- Corumbá - 15:05 Caminhão pega fogo durante a madrugada na BR-262 em Corumbá
- Acidente - 14:54 Caminhão carregado com suínos tomba e motorista sai ileso em Bataguassu
- Três Lagoas - 14:51 Prefeitura gastará quase meio milhão em dois cachês para Festa do Folclore
- Fuga - 14:31 Detento é capturado no Jardim Colúmbia
- São Gabriel - 14:09 Mãe encontra filho de 8 anos desacordado em cima da cama, molhada de saliva, e com a boca roxa
- Investigação - 14:00 Atentado no Paraguai deixa três mortos e um ferido
- Ribas do Rio Pardo - 13:32 Dois são presos e moto com registro de furto é recuperada

