• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Investigação por grave fake do transporte público da Capital é arquivada

Ministério Público do Trabalho relata que não foi possível constatar as irregularidades informadas na denúncia

Quarta-feira, 12 Novembro de 2025 - 08:00 | Redação


Investigação por grave fake do transporte público da Capital é arquivada
(Foto: Divulgação)

O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) arquivou o procedimento preparatório para investigar o Consórcio Guaicurus e o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano de Campo Grande (STTCU) após denúncia formal apresentada pelo vereador Maicon Nogueira, apontando irregularidade em paralisação surpresa dos ônibus na data de  dia 22 de outubro de 2025.

A suspeita era de o lockout — prática na qual o empregador suspende atividades ou impede o trabalho com o objetivo de pressionar o poder público ou obter vantagens financeiras. Essa conduta é vedada pelo ordenamento jurídico brasileiro, conforme a Lei de Greve (Lei nº 7.783/1989). Porém, no sistema eletrônico do MPT-MS está informado que não foi constatada irregularidade.

Conforme o registro no sistema, o documento de procedimento preparatório foi inserido no sistema no dia 24 de Outubro e arquivado no dia 7 de Novembro. "Arquivamento. Não constatada irregularidade."

Investigação por grave fake do transporte público da Capital é arquivada
(Fonte: MPT-MS)

Segundo o parlamentar, a representação encaminhada ao MPT e ao Ministério do Trabalho teve origem em denúncias feitas por motoristas e trabalhadores do transporte coletivo diretamente ao gabinete do parlamentar, que relataram práticas irregulares, como a obrigação da paralisação, além de pressões indevidas por parte da empresa concessionária.

Na ocasião da paralisação surpresa, os ônibus começaram a rodar com cerca de duas horas de atraso. Segundo o STTCU, a paralisação seria referente ao atraso do pagamento do adiantamento salarial, previsto para o dia 20, que atrasou levando os trabalhadores a fazerem o protesto sem aviso prévio à população.

Investigação por grave fake do transporte público da Capital é arquivada
(Fonte: MPT-MS)


 Em resposta, o vereador Maicon Nogueira afirma que teve o conhecimento da decisão do arquivamento nesta quarta-feira (12), e aguarda a posição de alguns motoristas que estão avaliando depor contra o consórcio e o contra o sindicato. “Assim que eu tiver essa garantia deles, reapresento a mesma denúncia porque o ocorrido é grave e isso não pode se repetir”, afirmou. 

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  investigacao  paralisacao  onibus  mpt-ms