Geral
Investigação por grave fake do transporte público da Capital é arquivada
Ministério Público do Trabalho relata que não foi possível constatar as irregularidades informadas na denúncia
Quarta-feira, 12 Novembro de 2025 - 08:00 | Redação

O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) arquivou o procedimento preparatório para investigar o Consórcio Guaicurus e o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano de Campo Grande (STTCU) após denúncia formal apresentada pelo vereador Maicon Nogueira, apontando irregularidade em paralisação surpresa dos ônibus na data de dia 22 de outubro de 2025.
A suspeita era de o lockout — prática na qual o empregador suspende atividades ou impede o trabalho com o objetivo de pressionar o poder público ou obter vantagens financeiras. Essa conduta é vedada pelo ordenamento jurídico brasileiro, conforme a Lei de Greve (Lei nº 7.783/1989). Porém, no sistema eletrônico do MPT-MS está informado que não foi constatada irregularidade.
Conforme o registro no sistema, o documento de procedimento preparatório foi inserido no sistema no dia 24 de Outubro e arquivado no dia 7 de Novembro. "Arquivamento. Não constatada irregularidade."

Segundo o parlamentar, a representação encaminhada ao MPT e ao Ministério do Trabalho teve origem em denúncias feitas por motoristas e trabalhadores do transporte coletivo diretamente ao gabinete do parlamentar, que relataram práticas irregulares, como a obrigação da paralisação, além de pressões indevidas por parte da empresa concessionária.
Na ocasião da paralisação surpresa, os ônibus começaram a rodar com cerca de duas horas de atraso. Segundo o STTCU, a paralisação seria referente ao atraso do pagamento do adiantamento salarial, previsto para o dia 20, que atrasou levando os trabalhadores a fazerem o protesto sem aviso prévio à população.

Em resposta, o vereador Maicon Nogueira afirma que teve o conhecimento da decisão do arquivamento nesta quarta-feira (12), e aguarda a posição de alguns motoristas que estão avaliando depor contra o consórcio e o contra o sindicato. “Assim que eu tiver essa garantia deles, reapresento a mesma denúncia porque o ocorrido é grave e isso não pode se repetir”, afirmou.
Veja Também
Últimas Notícias
- PRF - 09:33 Dois homens são presos transportando cocaína e haxixe em Terenos
- Vagas - 09:25 Funsat realiza evento do Novembro Azul com oportunidades em 182 empresas
- Educação - 09:09 Beneficiário do Pé-de-Meia ganha R$ 200 se fizer dois dias de Enem
- CNU - 08:50 Governo autoriza nomeação de 855 aprovados na 1ª edição do CNU
- Visita - 08:32 Campo Grande, referência nacional em arborização urbana, marcará presença na COP30 na próxima semana
- Campo Grande - 08:00 Investigação por grave fake do transporte público da Capital é arquivada
- Operação Porto Seco - 07:40 Operação contra contrabando e descaminho
- Homicídio - 07:25 Homem é morto a tiros no Parque do Sol
- Estado - 07:00 Concessionária troca 18 mil metros de cabos
- Charge - 06:22 Defesa Civil emite alerta de nova tempestade em Campo Grande

