Geral
IFMS abre duas seleções para ingresso em cursos de graduação
Editais preveem cadastro de reserva, transferências e reingresso em dez municípios do Estado
Domingo, 15 Fevereiro de 2026 - 15:30 | Sandra Salvatierre

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com duas seleções abertas para ingresso em cursos de graduação com início neste primeiro semestre letivo. As oportunidades contemplam os campi de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
Os cursos são gratuitos e distribuídos entre superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas. Os editais estão disponíveis na Central de Seleção da instituição.
Cadastro de reserva para vagas remanescentes
O Edital nº 11/2026 prevê a formação de cadastro de reserva para preenchimento de vagas não ocupadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 23 de fevereiro, na Página do Candidato da Central de Seleção. A classificação será realizada com base na maior nota total obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerando as edições de 2016 a 2025.
Os resultados preliminar e final estão previstos para 27 de fevereiro e 2 de março, respectivamente. Caso as vagas não sejam preenchidas, será aberta nova etapa para vagas residuais, cujo requisito será apenas a conclusão do ensino médio.

(Foto: Divulgação)
Transferências, diploma e reingresso
Já o Edital nº 12/2026 oferece 171 vagas para ingresso nas modalidades portador de diploma, reingresso, transferência externa e transferência interna.
As inscrições seguem até 18 de fevereiro, também pela Página do Candidato.
A modalidade portador de diploma é destinada a quem já concluiu curso superior e deseja iniciar outra graduação. O reingresso contempla estudantes do IFMS que pretendem retornar ao curso e campus de origem, desde que não tenham utilizado essa possibilidade anteriormente e que o abandono tenha ocorrido há, no máximo, cinco anos.
A transferência externa é voltada a estudantes de outras instituições que desejam migrar para o IFMS. Já a transferência interna permite a mudança de curso dentro do mesmo campus.
A seleção será conduzida pelas coordenações de curso, com análise documental e critérios específicos para cada modalidade. Os resultados preliminar e final estão previstos para 26 de fevereiro e 4 de março.
Os candidatos devem acompanhar as atualizações na Central de Seleção para não perder prazos relacionados a inscrições, bancas de heteroidentificação, manifestação de interesse e matrícula.
Acesse o arquivo:
Acesse:
Últimas Notícias
- Campo Grande - 18:50 Adolescente e mulher são flagrados atuando em tráfico
- Turismo - 18:19 Gastrobar da Capital é finalista de prêmio nacional em segmento turístico
- Cultura - 17:32 Exposição reúne 14 artistas de MS na Esplanada Ferroviária
- Nova Alvorada do Sul - 17:27 Dois mortos e dois feridos na 267
- Ressocialização - 17:05 Curso de hidráulica para reeducandos une sustentabilidade e economia
- Cultura - 16:54 Fundação abre seleção para realizar festivais culturais em MS
- Tributos - 16:08 Dourados lança taxa de coleta de lixo com parcelamento em 10 vezes
- Esporte - 16:00 Inscrições para Jogos Escolares de Campo Grande são prorrogadas
- Campo Grande - 15:52 Mandante preso e executor é procurado pela polícia
- Dourados - 15:32 Estepe "de amigo" com cocaína resulta em prisão de condutor

