• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Hospital faz treinamento para serviço de hemodiálise inédito pelo SUS em MS

Hospital terá a 1ª hemodiálise contínua do SUS; Equipes médicas e assistenciais estão sendo treinadas com nova máquina de diálise

Quarta-feira, 11 Fevereiro de 2026 - 08:57 | Redação


Hospital faz treinamento para serviço de hemodiálise inédito pelo SUS em MS
(Foto: Divulgação)

O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), vinculado à Rede Ebserh, realiza nesta semana (de 09 a 12 de fevereiro) um treinamento de colaboradores das equipes médicas e assistenciais para o serviço de hemodiálise.

O treinamento faz parte da fase preparatória para a implantação do serviço, que está em obras atualmente no HU-UFGD, e será a primeira hemodiálise contínua nas unidades de terapia intensiva adulto em hospital público do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado de Mato Grosso do Sul.

Hospital faz treinamento para serviço de hemodiálise inédito pelo SUS em MS
(Foto: Divulgação)

A ordem de serviço para a implantação do serviço foi assinada pelo ministro da educação, Camilo Santana, em setembro do ano passado, e inclui a reforma das clínicas médica, cirúrgica, pediátrica e psiquiátrica do hospital, em um investimento superior a R$ 17 milhões (R$ 17.939.432,8179), com o prazo de 24 meses de execução. O serviço contará com 12 poltronas (atualmente há apenas dois leitos para atendimento emergencial de internados).

A obra teve início em maio de 2025 e a previsão de conclusão do centro de diálise onde será implantado o serviço está prevista para março de 2026.

O treinamento das equipes médicas e assistenciais está sendo realizado com a nova máquina de diálise adquirida pelo hospital. Inédito no HU-UFGD, o equipamento possibilita que o paciente seja submetido ao procedimento de 48h a 72h e, segundo especialistas, estabiliza mais o paciente em relação ao procedimento realizado até então pelo hospital.

Hospital faz treinamento para serviço de hemodiálise inédito pelo SUS em MS
(Foto: Divulgação)

O superintendente do HU-UFGD/Ebserh, Hermeto Paschoalick, ressaltou a importância do treinamento como fase preparatória para a abertura da clínica de hemodiálise do HU-UFGD, que, ao ser inaugurada, será a única do SUS na região.

“[Esse treinamento é] uma estratégia de diálise que contribui para o tratamento mais efetivo e seguro daqueles pacientes mais graves. É um avanço de qualidade para a UTI e para a residência em medicina intensiva e multiprofissional do paciente crítico”, ressaltou o superintendente.

Hospital faz treinamento para serviço de hemodiálise inédito pelo SUS em MS
(Foto: Divulgação)

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  hospital  tratamento  servico  inedito