• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
Atenção

Hoje termina prazo para inscritos pagarem taxa do Revalida

Inscrição só será confirmada mediante pagamento da taxa

(Foto: Unsplash)

Esta quarta-feira, 26 de janeiro, é o último dia para pagar a taxa de inscrição da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida), edição 2022/1.

Os interessados devem gerar o boleto por meio do Sistema Revalida e pagá-lo respeitando os horários de compensação bancária. O valor de R$ 410,00 é definido pela Lei 13.959/2019 e equivale a 10% do valor mensal da bolsa vigente do médico-residente.

A inscrição será confirmada mediante o pagamento, que pode ser feito em qualquer agência de banco, dos Correios ou em casa lotérica, obedecendo aos critérios estabelecidos.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) encerrou o período de inscrições na última sexta-feira (21).

Até essa data, o Instituto também recebeu os diplomas para análise, assim como as solicitações de atendimento especializado e de tratamento por nome social. Os resultados dessas análises serão divulgados na sexta-feira (28). Entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro, os interessados poderão interpor recurso, observando os critérios do edital.

Aplicação – O Inep aplicará o exame no dia 6 de março, em oito capitais brasileiras. São elas: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Revalida – Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. O exame é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.

Para saber mais informações sobre o exame, acesse o site e para conferir o edital desse exame é só acessar o link.

(Com informações do Inep)

Veja Também