Geral
Grupo Pereira adota estratégias para acelerar uso da inteligência artificial
Iniciativa cria rede de embaixadores para capacitar equipes e ampliar o impacto da IA no dia a dia
Sexta-feira, 14 Novembro de 2025 - 15:06 | Redação

Transformar tecnologia em valor para o negócio e para as pessoas é o propósito central do P.A.I (Personal Artificial Intelligence), desenvolvido pelo Grupo Pereira, sétimo maior varejista do país, formado por supermercados, atacadistas, atacarejos, restaurantes, farmácias, empresa de turismo, logística e um braço financeiro. O programa cria uma comunidade de embaixadores de IA em 13 áreas da companhia, como marketing, operações, financeiro, prevenção etc, com o objetivo de capacitar os colaboradores, implementar ferramentas de IA, fortalecer a cultura digital e desmistificar o uso da IA no dia a dia dos times.
Para orientar a adoção das soluções, a empresa definiu critérios que ajudam a identificar quais dores a IA pode resolver e seus impactos em custos, tempo, produtividade e segurança da informação. “O PAI é um programa de pessoas, que une RH e TI, para que o colaborador de qualquer área identifique alternativas de IA que possam ajudar nos seus processos. É como um BP, mas com foco em tecnologia e representa um passo importante na construção de uma cultura de inovação com responsabilidade”, diz Paulo Nogueira, diretor de Gente e Gestão do Grupo Pereira.
Cada setor contará com um ‘PAI’, profissionais que receberão capacitação específica para atuar como ponte entre as áreas de negócio. Esses embaixadores terão a missão de acompanhar tendências, incentivar a adoção de soluções de IA, além de compartilhar conhecimento com suas equipes. Com a colaboração, governança clara e foco no resultado, vamos transformar a tecnologia em valor para todos.
O programa prevê, ainda, treinamento contínuo por meio da Universidade Corporativa, além de mentorias com especialistas e participação em hackathons voltados à resolução de desafios do Grupo, além do Clube dos PAIs, com encontros quinzenais para troca de experiências e boas práticas.
“Temos diversas iniciativas que já usam IA, seja algo pronto, seja algo desenvolvido internamente. Agora vamos expandir esse tema para toda a companhia e equipes que aplicarem a IA de forma bem-sucedida em seus projetos serão reconhecidas e premiadas, reforçando a cultura de inovação orientada a resultados e impacto positivo para clientes e operação”, afirma Alfredo Lopes, diretor de TI do Grupo Pereira.
Últimas Notícias
- Clima - 16:26 Alerta para mais tempestades na Capital
- Campo Grande - 16:10 Agetran ajusta fluxo na rotatória da Rachid Neder após alagamentos
- Operação Metanol - 15:50 Conveniência é utilizada como fachada de fábrica em Ponta Porã
- Violência contra a mulher - 15:32 Marido joga álcool na esposa e ameaça matá-la
- Companhia - 15:06 Grupo Pereira adota estratégias para acelerar uso da inteligência artificial
- Morto a tiros - 14:50 Mandante e executor são presos por homicídio em Dourados
- Economia - 14:39 Energisa mantem atendimento neste feriado de Proclamação da República
- "Sentinela" - 14:00 Cinco pessoas são presas com armas e drogas durante operação
- Campo Grande - 13:50 Agetran divulga plano do transporte para o feriado de 15 de novembro
- Saúde - 13:32 Capital terá mutirão com 2 mil cirurgias

