Geral
Governo vai capacitar profissionais da saúde para combater covid-19
Quinta-feira, 02 Abril de 2020 - 18:18 | Redação
O Ministério da Saúde vai capacitar profissionais da área de saúde nos protocolos clínicos oficiais de enfrentamento à pandemia de covid-19, por meio de cursos a distância. A Portaria nº 639/2020 que institui a ação estratégica "O Brasil Conta Comigo - Profissionais da Saúde" foi publicada hoje (2) no Diário Oficial da União.
O cadastramento é obrigatório e pode ser feito na internet. Após o preenchimento do formulário, o profissional receberá um link de acesso aos cursos de capacitação.
A medida do governo considera a necessidade de mobilização da força de trabalho em saúde para a atuação serviços ambulatoriais e hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) para responder à situação de emergência em saúde causada pelo novo coronavírus.
Os conselhos nas áreas da saúde deverão enviar ao Ministério da Saúde os dados dos seus profissionais e, por sua vez, o ministério vai identificar e informar aos conselhos os respectivos profissionais que não preencheram o cadastro ou que não concluíram os cursos.
A ação abrange as áreas de serviço social, biologia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia e técnicos em radiologia.
Será criado, então, um cadastro geral de profissionais habilitados que poderá ser consultado por gestores federais, estaduais, distritais e municipais do SUS, em caso de necessidade, para orientar suas ações de enfrentamento à covid-19.
Ontem (1º), o Ministério da Saúde também publicou edital para o cadastro de alunos dos cursos de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia para atuar no enfrentamento ao novo coronavírus no país.
Com Informações: Agência Brasil
Últimas Notícias
- Cuidados com a saúde - 18:11 Dentista gratuito, saiba como acessar esse serviço pelo SUS
- Atendimento - 17:51 Central controla da água que chega na torneira até destino correto para o esgoto em Campo Grande
- Oportunidade - 17:36 Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Bolsa Atleta de MS
- Evento - 17:05 Fortalecendo o protagonismo feminino, Delas Day 2026 acontece nos dias 24 e 25 de fevereiro
- Educação - 16:51 Campo Grande conquista Selo Ouro em alfabetização pela segunda vez
- Campo Grande - 16:30 PM emite nota de esclarecimento após morte
- Maus-tratos - 16:07 Justiçao decreta prisão de mãe e padrasto
- Dourados - 15:52 Passageira morde motorista de aplicativo após não pagar corrida
- Sidrolândia - 15:30 Mulher pede ajuda após ser agredida
- Criança na Creche - 15:09 Programa que paga cuidador para mães solo trabalharem segue com pré-cadastro aberto

