Geral
Futuros moradores da Vila da Melhor Idade, idosos têm dia de campo na Capital
Programação incentiva hábitos sustentáveis e fortalece a convivência coletiva entre os moradores do empreendimento
Sexta-feira, 10 Julho de 2026 - 13:32 | Redação

Os futuros moradores do Condomínio Vila da Melhor Idade – Marilda Torres de Deus participaram, na quarta-feira (8), de um dia de campo voltado ao aprendizado, à convivência e à sustentabilidade. Promovida pelo Fundo de Apoio à Comunidade (FAC) em parceria com a Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (EMHA), a ação reuniu idosos na Unidade Técnica de Agricultura Urbana (UTA), em Campo Grande, para o 1º Intercâmbio Sociocultural.
A programação teve como objetivo incentivar hábitos sustentáveis e fortalecer a convivência coletiva entre os moradores do empreendimento, que contará com uma horta comunitária. Durante o encontro, os participantes tiveram contato com práticas de compostagem, cultivo de alimentos e reaproveitamento de materiais, em atividades pensadas para contribuir com a rotina no novo espaço de moradia.
A presidente do FAC, Adir Diniz, destacou que a proposta foi oferecer uma vivência prática que pudesse ser levada para o cotidiano dos futuros moradores. “A ideia foi mostrar que pequenas ações podem fazer diferença na qualidade de vida, na convivência em comunidade e também no cuidado com o meio ambiente. Eles vão viver em um espaço coletivo e essa experiência já ajuda a preparar esse novo momento”, afirmou.
Após acolhida e café da manhã, o grupo participou de uma oficina de compostagem conduzida pelo presidente da Cooperativa de Agricultura Urbana, Jair Galvão, que explicou o processo de produção de adubo orgânico a partir de restos de cultura, folhas secas, grama e resíduos de frutas, legumes e verduras. O conteúdo foi apresentado como alternativa prática para o cultivo sustentável de hortaliças, que poderão integrar a futura horta comunitária do condomínio.

Na sequência, os idosos participaram de uma oficina de artesanato sustentável ministrada pela professora e coordenadora de projetos do FAC, Maria do Carmo. A atividade ensinou o reaproveitamento de materiais como retalhos de jeans, juta, sacolas plásticas e madeira, transformados em peças decorativas e utilitárias.
A participante Valdivina Mariano, de 62 anos, avaliou a experiência como um aprendizado importante para a nova fase no condomínio. “Aprendi como aproveitar melhor o orgânico que a gente tem em casa e como isso pode ajudar no cultivo da horta. Vou levar esse aprendizado comigo, porque vai ser muito útil no nosso dia a dia”, disse.
O intercâmbio foi encerrado com almoço de confraternização. Ao longo do dia, os idosos vivenciaram diferentes práticas de sustentabilidade, com foco na autonomia, no reaproveitamento de recursos e na preparação para o cotidiano no Condomínio Vila da Melhor Idade.
Últimas Notícias
- Dourados - 18:20 Vídeo: Jovem é baleado três vezes em garagem de veículos e morre
- Amplavisão - 18:00 No ar, o velho discurso de ‘servir’, por Manoel Afonso
- Clima - 17:50 MS tem previsão de chuva intensa e ventos podem chegar até 80 km/h
- Campo Grande - 17:38 Aulão gratuito de Matsuri Dance será neste sábado em Campo Grande
- Campo Grande - 17:08 Condutor embriagado e sem CNH é preso por morte de motociclista
- Trânsito - 16:50 Trechos da BR-163 operam em sistema de pare-e-siga neste final de semana
- Economia - 16:39 Capital atinge maior superávit da balança comercial no primeiro semestre
- Turismo - 16:00 Campo Grande inaugura nova rota de voos diretos para o Rio de Janeiro
- Transporte - 15:56 Motiva Pantanal repassa R$ 43,3 milhões em ISSQN aos municípios de MS
- Economia - 15:33 Endividamento recorde atinge 82% das famílias do país, aponta CNC

