Geral
Escolas da Reme de Dourados promovem educação sobre proteção dos animais
Medida estabelecida pela Prefeitura do município torna obrigatório ações em prol da causa animal
Quarta-feira, 20 Maio de 2026 - 14:40 | Redação

Medida de proteção e bem estar animal foi publicada no Diário Oficial do Município da última sexta-feira (15). A Prefeitura de Dourados oficializou a estratégia por meio da Resolução Semed nº 115, assinada pelo secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva.
O novo regulamento instituí que as escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) trabalhe em todas as etapas da Educação Básica sobre o tema. A proposta visa fortalecer valores como empatia, responsabilidade socioambiental, respeito à vida e combate aos maus-tratos contra animais.
De acordo com o texto, as escolas deverão abordar o tema por meio dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP), com apresentação de metodologias ativas e estratégias pedagógicas adaptadas as faixas etárias, além de ações interdisciplinares e percerias com a comunidade. Para o secretário Nilson Francisco da Silva, a iniciativa é uma forma promover a conscientização trabalhando na área da educação. “Investir em conscientização e educação sobre proteção e bem estar animal nesta fase do aprendizado escolar é formar cidadãos conscientes em relação a convivência entre as pessoas e os bichinhos de estimação” afirmou Nilson.
O programa estabelece que o foco na Educação Infantil seja voltado ao estímulo à empatia e ao cuidado com os animais. Já no Ensino Fundamental serão trabalhados temas como guarda responsável, combate ao abandono, preservação da fauna, sustentabilidade e as implicações legais dos maus-tratos.
Entre as ações previstas estão campanhas educativas, concursos de desenho e redação, projetos interdisciplinares e palestras em parceria com órgãos como o Centro de Controle e Zoonoses (CCZ), associações de proteção animal e conselhos profissionais ligados à medicina veterinária.
A Secretaria Municipal de Educação também deverá promover formação continuada para os profissionais da rede, integrando o tema à educação ambiental e aos direitos humanos. As escolas municipais terão prazo de 60 dias para adequar os documentos pedagógicos e implementar as novas práticas previstas na resolução.
Últimas Notícias
- Polícia - 09:33 Dupla é presa após roubar, torturar e manter idoso de 80 anos em cárcere
- Campo Grande - 08:22 "PontaCine – Edição Fashion" promove cinema, moda e sustentabilidade
- Polícia - 08:08 Dono de imóvel com suspeita de incêndio barra bombeiros que acionam a PM
- Paz Social - 07:35 Capital tem caminhada pelo fim do feminicídio neste domingo
- Oportunidades - 07:00 Vagas abertas e salários de até R$ 10 mil
- Esporte - 20:20 Brasil estreia com empate na Copa; reveja golaço de Vini Jr
- Empregabilidade - 18:32 Funsat adota nova estratégia com o "Seleção Funsat" em 2026
- Acidente Fatal - 18:00 Trabalhador morre após ser atingido por pilha de placas de MDF
- Saúde - 17:45 Corumbá aprova jornada de 30 horas profissionais da enfermagem
- Violência doméstica - 17:17 Marido é preso após bater em esposa e queimá-la com cigarros e isqueiro

