• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

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Energisa e jornalistas sul-mato-grossenses discutem setor elétrico

Domingo, 15 Dezembro de 2019 - 13:21 | Redação


Entender o setor elétrico é um desafio e tanto para muitos profissionais da comunicação, afinal, a área é extremamente técnica e vem acompanhada de uma linguagem complexa para a população.

Para esclarecer as principais dúvidas daqueles que trabalham com a informação, os jornalistas, a Energisa realizou um Workshop na noite desta sexta-feira (13), no Espaço Energia. 

O impacto dos impostos e da bandeira tarifária na fatura de energia, o planejamento da área de operação para atendimento no período chuvoso, a importância da área regulatória, que normatiza o setor elétrico foram alguns dos assuntos tratados.  

“Sabemos da dificuldade de entendimento sobre o setor elétrico, por isso essa ação junto aos jornalistas é essencial, pois são eles que ajudam a interpretar o posicionamento da empresa e levar para o grande público a informação de maneira simples, clara e objetiva. Estamos sempre à disposição desses profissionais para esclarecer todas as dúvidas”, reforçou Marcelo Vinhaes, diretor presidente da Energisa.

Durante o Workshop, Vinhaes falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Grupo Energisa em âmbito nacional, os investimentos feitos no estado e o planejamento para o próximo ano. “Em 2020, a Energisa vai investir mais de R$ 11 milhões em Projetos de Eficiência Energética”, anunciou. 

O Workshop foi dividido em temas, que dentro da Energisa funcionam como setores distintos. Helier Eurico Fioravante, Gerente Comercial, aproveitou a oportunidade para sensibilizar os jornalistas sobre a economia de energia. "Atitudes corretas fazem toda a diferença e o mau uso dos equipamentos elétricos como geladeira, chuveiro elétrico e lâmpadas, refletem de modo absurdo no valor final da conta de luz. A mudança de hábito é fundamental”, reforçou.

Thiago Kussano, Gerente de Operações, falou sobre os principais desafios da operação do sistema elétrico do estado, sobre a logística de atendimento, plano de manutenção, plano de contingência, estrutura, equipe e de rede de distribuição para atendimento aos clientes. "São muitas dúvidas sobre quais  serviços a Energisa realiza, o que é atribuição da empresa ou não, como no caso da iluminação pública. O evento é importante para mostrar os desafios de atendimento aos clientes, visto que Mato Grosso do Sul é muito afetado pelas condições climáticas, a exemplo das descargas atmosféricas, principalmente nessa época do ano”, explicou. 

“As pessoas tem uma compreensão equivocada de que as distribuidoras tem uma liberdade para definir o preço a ser cobrado na fatura de energia, quando na verdade são submetidas a prestar um serviço público, que está integralmente regulado pela Aneel”, esclareceu Felipe Tenório, gerente da área de Regulação.  

Além disso, ensinou como é composta a tarifa de energia que o consumidor paga, pontuando que os maiores ofensores de aumento de custo das tarifas são encargos setoriais e custo de geração de energia, pois os reservatórios das usinas estão cada vez mais baixos. 

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