• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Dourados lança IPTU Digital com foco na sustentabilidade e praticidade

Nova plataforma permite acesso rápido às guias de pagamento e reforça o compromisso de Dourados com a modernização

Quarta-feira, 12 Novembro de 2025 - 15:32 | Sandra Salvatierre


Dourados lança IPTU Digital com foco na sustentabilidade e praticidade
A partir de janeiro de 2026, o contribuinte poderá acessar o serviço diretamente pelo site oficial da Prefeitura ou pela assistente virtual “Doura”, que integrará a Central do Cidadão e permitirá a emissão de boletos e serviços via mensagem, tudo na palma da mão. (Foto: Divulgação).

A Prefeitura de Dourados, em parceria com a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), lançou oficialmente na última quinta-feira (6) o IPTU Digital,  uma ferramenta inovadora que vai proporcionar mais praticidade para o cidadão, sustentabilidade para o meio ambiente e economia aos cofres públicos. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa e marca um novo passo na transformação digital da gestão municipal.

A partir de janeiro de 2026, o contribuinte poderá acessar o serviço diretamente pelo site oficial da Prefeitura ou pela assistente virtual “Doura”, que integrará a Central do Cidadão e permitirá a emissão de boletos e serviços via mensagem,  tudo na palma da mão.

 

A secretária de Fazenda, Suelen Nunes Venâncio, explicou que a decisão surgiu após um levantamento técnico que identificou gastos de aproximadamente R$ 4 milhões nos últimos quatro anos apenas com a impressão e envio dos carnês de IPTU pelos Correios. O estudo também apontou que 60% dos contribuintes já realizam o pagamento via PIX, e que 10% dos carnês físicos são devolvidos por problemas de endereço.

“A iniciativa substitui os carnês impressos, oferecendo acesso prático e on-line às guias de pagamento. Isso gera economia, promove sustentabilidade e facilita a vida do contribuinte”, destacou Suelen.


“Economizar recursos municipais para investir em melhores serviços é determinação do prefeito Marçal Filho, e essa medida representa um avanço importante nessa direção”, completou.

 

O IPTU Digital é resultado de meses de trabalho da equipe da Semfaz.

“Essa é uma das missões que o prefeito nos deu,  modernizar e economizar para aplicar os recursos em serviços que retornem à população”, reforçou a secretária.

Para garantir que todos tenham acesso ao novo sistema, a Prefeitura implementará, a partir de janeiro, um plano de atendimento descentralizado, com pontos de apoio distribuídos pela cidade e distritos, inclusive na própria Central do Cidadão. Nesses locais, será possível obter orientações e imprimir boletos para quem ainda preferir o formato físico.

O gerente de Cadastro Imobiliário, Jaime Ribeiro, ressaltou que a modernização vem acompanhada de atendimento próximo e humanizado.

“Queremos modernizar a gestão sem perder o contato direto com a população. Continuaremos oferecendo suporte e orientação presencial, sempre que necessário”, afirmou.

Com o novo sistema, os contribuintes poderão emitir guias do IPTU e da taxa de coleta de lixo diretamente no portal www.dourados.ms.gov.br. Futuramente, a plataforma integrará outros serviços municipais, ampliando o alcance digital da administração pública.

 

Sustentabilidade e eficiência

Além da economia financeira e da agilidade no atendimento, o IPTU Digital reforça o compromisso da Prefeitura de Dourados com a sustentabilidade, reduzindo o consumo de papel e o impacto ambiental da impressão e transporte dos carnês. A medida também previne transtornos como extravio ou danos causados pela chuva, comuns em anos anteriores.

 

Serviço

Disponível a partir de janeiro de 2026.
Acesso: www.dourados.ms.gov.br

Assistente virtual “Doura” e pontos de atendimento presenciais entram em operação no mesmo período.

 

Confira a galeria de imagens:

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  mato-grosso-do-sul  dourados  assistente  iptu