• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Dourados inicia Dezembro Vermelho com testagem e ações de conscientização

Campanha reforça diagnóstico precoce, prevenção ao HIV e combate ao estigma com atividades em diversas unidades de saúde

Terça-feira, 02 Dezembro de 2025 - 11:55 | Sandra Salvatierre


Dourados inicia Dezembro Vermelho com testagem e ações de conscientização
Além da programação nas unidades básicas, o Dezembro Vermelho inclui atividades educativas voltadas a públicos específicos. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Dourados deu início à campanha Dezembro Vermelho com uma série de ações voltadas à prevenção e conscientização sobre HIV/AIDS. A programação começou na Unidade Básica de Saúde do Centro Social Urbano (UBS/CSU), no Jardim Água Boa, onde foram oferecidos testes rápidos, orientações individualizadas e distribuição de brindes, em parceria com o Departamento de Vigilância em Saúde e o Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais.

Segundo a diretora da UBS do CSU, Elaine Kakuta, somente no período da manhã de segunda-feira (1º) foram realizados 56 testes de HIV, número considerado expressivo. “Sabemos que o teste ainda causa receio, mas com orientação adequada e trabalho em equipe conseguimos incentivar a prevenção e o cuidado. Isso é muito importante”, destacou.

O resultado da testagem é disponibilizado em poucos minutos, com atendimento individualizado realizado pelos profissionais de saúde.

Cronograma segue durante a semana:

A campanha continua em outras unidades ao longo da semana.
– Terça-feira (2): UBS Izidro Pedroso, das 7h às 11h.
– Quarta-feira (3): Parque das Nações II, com suporte do SAE/CTA, das 7h às 11h.
– Quinta-feira (4): UBS Seleta, das 7h às 11h, com testes rápidos e equipe especializada.
– Sexta-feira (5): UBS Ouro Verde, com testagem de rastreamento durante todo o dia e apoio direto do SAE/CTA.

Ações intersetoriais

Além da programação nas unidades básicas, o Dezembro Vermelho inclui atividades educativas voltadas a públicos específicos.

No dia 16, o Patronato Penitenciário de Dourados receberá palestra sobre IST, abordando transmissão, prevenção, tratamento e serviços disponíveis no município.

No dia 17, a Casai (Casa de Apoio à Saúde Indígena) ofertará 50 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, reforçando o acesso ao diagnóstico para a população indígena.

Todas as ações seguem as diretrizes nacionais e municipais de enfrentamento às IST, HIV/AIDS e Hepatites Virais e integram o Plano de Ações e Metas (PAM) 2025. O objetivo é ampliar o acesso à testagem, incentivar a prevenção segura, promover o diagnóstico precoce, fortalecer o vínculo com os serviços de saúde e reduzir o estigma que ainda impacta pessoas que vivem com HIV.

Dezembro Vermelho

Celebrado mundialmente em 1º de dezembro, o Dia de Combate à AIDS foi instituído pela OMS e pela ONU em 1988. No Brasil, o Dezembro Vermelho destaca a importância da prevenção combinada que inclui preservativos, testagem, PrEP, PEP e tratamento como forma de prevenção e reforça que pessoas com carga viral indetectável não transmitem o HIV.

A campanha também busca sensibilizar a população sobre a importância do cuidado contínuo e do combate ao preconceito, fortalecendo o acesso aos serviços ofertados pelo SUS.

 

SIGA-NOS NO Google News