Geral
Coronavírus faz governo suspender prazos administrativos até 30 de Abril
Segunda-feira, 23 Março de 2020 - 16:16 | Redação
Decreto publicado pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo secretário de Estado de Administração e Desburocratização, Roberto Hashioka, suspende os prazos administrativos no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo, de 20 de março a 30 de abril. A decisão, publicada nesta segunda-feira (23.3) no Diário Oficial do Estado, foi motivada pela situação de emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus (Covid-19).
A suspensão também vale para os prazos dos processos administrativos disciplinares e de sindicâncias, mas não se aplica aos processos de licitação e aos considerados urgentes – assim qualificados pelo dirigente máximo do órgão ou da entidade.
Durante esse período de 40 dias, está proibida a publicação de decisões, a intimação de partes ou de advogados, na 1ª e na 2ª Instâncias Administrativas, exceto as medidas consideradas urgentes ou quando próximo de concretização da prescrição punitiva, da prescrição intercorrente ou da decadência.
No caso de prática de ato processual, o prazo para manifestar, interpor recurso ou efetuar pagamento somente começará a valer no primeiro dia útil seguinte ao dia 30 de abril de 2020.
A decisão é uma das medidas temporárias tomadas pela administração estadual para conter a pandemia em território sul-mato-grossense. Entre as decisões do Governo de Mato Grosso do Sul estão ainda o Regime Excepcional de Teletrabalho (home office), processo seletivo para contratação de mais profissionais de saúde, contratação de 207 leitos hospitalares, distribuição de 80 mil litros de álcool 70% (que vai começar nesta semana), suspensão das aulas, suspensão das férias de bombeiros e profissionais de saúde, compra emergencial de kits para fazer teste da doença e suspensão de cirurgias eletivas, entre outras.
Mato Grosso do Sul tem 21 casos confirmados de coronavírus (Covid-19) e 50 suspeitos, de acordo com o último boletim, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde no domingo (22.3). Nenhuma morte foi registrada no Estado por conta da doença.
Últimas Notícias
- Investigação - 14:50 Polícia procura "Juninho", suspeito de envolvimento em assassinato no inferninho
- Dourados - 14:31 Homem é preso por tentar estuprar a enteada
- Fátima do Sul - 14:00 Feminicida diz que só queria assustar
- Justiça - 13:50 José Aparecido Rigato assume cargo de Procurador de Justiça no MPMS
- Saúde - 13:32 Anvisa manda apreender lotes falsificados do Mounjaro em todo o país
- Economia - 13:00 Modelos climáticos indicam possível Super El Niño no fim de 2026
- Beleza - 12:17 Miss Universe Brasil será exibido no dia 25 pela Record, RecordPlus e R7
- Pesca - 11:56 Proposta vincula seguro-defeso ao período real de proibição da pesca
- Despedida - 11:39 Alcides Bernal será velado nesta segunda-feira
- Eleições - 11:11 Calendário eleitoral: veja os prazos que definem a corrida às eleições

