• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

COP15 em MS deve atrair milhares de especialistas de mais de 100 países em março

Conferência da ONU sobre espécies migratórias será realizada em Campo Grande e destaca o papel estratégico do Pantanal na conservação global

Quarta-feira, 04 Fevereiro de 2026 - 14:00 | Sandra Salvatierre


COP15 em MS deve atrair milhares de especialistas de mais de 100 países em março
A organização da COP15 em Campo Grande já conta com estrutura praticamente definida. A chamada Zona Azul (Blue Zone) será instalada no Expo Bosque, no Shopping Bosque dos Ipês. (Foto: Mairinco de Pauda | Semadesc)

Mato Grosso do Sul foi escolhido para sediar a COP15  Conferência das Nações Unidas para Conservação das Espécies Migratórias de Animais Silvestres , entre os dias 23 e 29 de março. O evento deve reunir mais de dois mil especialistas internacionais para debater estratégias e medidas de ampliação e aprimoramento da proteção das espécies migratórias em todo o mundo.

A escolha pelo Estado está diretamente ligada à relevância do Pantanal, considerado a maior área alagável do planeta e um dos principais corredores ecológicos para espécies migratórias, especialmente aves.

Campo Grande será a sede da conferência. Os primeiros detalhes da organização foram apresentados em coletiva de imprensa realizada na tarde de segunda-feira (2), no auditório do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

Participaram do anúncio o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck; o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco; e a secretária de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do Ministério, Rita Mesquita.

“Será um grande momento para Mato Grosso do Sul apresentar o Pantanal para o mundo”, afirmou Verruck. Segundo ele, o Governo do Estado está totalmente empenhado na realização da conferência.

COP15 em MS deve atrair milhares de especialistas de mais de 100 países em março
Ao sediar a COP15, o país pretende ampliar o número de nações participantes, especialmente no continente americano. 
(Foto: Mairinco de Pauda | Semadesc)

Importância internacional

A Conferência das Espécies Migratórias ocorre a cada três anos e chega à 15ª edição. Apesar de ser mais antiga que a Conferência das Mudanças Climáticas, realizada anualmente, a COP das espécies migratórias ainda conta com menor adesão internacional.

Atualmente, a Convenção possui 133 países signatários, enquanto a Convenção do Clima reúne 198 partes. O Brasil participa desde outubro de 2015 e é considerado ator relevante na liderança global em temas ambientais.

Ao sediar a COP15, o país pretende ampliar o número de nações participantes, especialmente no continente americano. Atualmente, a maior parte dos países da América Central e todos os da América do Norte não integram a Convenção.

Estrutura e logística

A organização da COP15 em Campo Grande já conta com estrutura praticamente definida. A chamada Zona Azul (Blue Zone) será instalada no Expo Bosque, no Shopping Bosque dos Ipês. Outras atividades ocorrerão no Bioparque Pantanal e na Casa do Homem Pantaneiro, reformada para receber parte da programação, ambos localizados no Parque das Nações Indígenas.

COP15 em MS deve atrair milhares de especialistas de mais de 100 países em março
O Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes, também será utilizado para eventos da conferência.
(Foto: Mairinco de Pauda | Semadesc)

O Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes, também será utilizado para eventos da conferência.

Jaime Verruck informou que lideranças dos setores hoteleiro e de alimentação já foram acionadas para adequar a oferta de serviços ao público internacional. Companhias aéreas também foram contatadas para disponibilizar voos extras durante o período do evento.

Entre as medidas logísticas previstas está a criação de linhas especiais de ônibus entre o Shopping Bosque dos Ipês, o centro da cidade e as principais regiões hoteleiras.

Turismo e segurança

O Governo do Estado confirmou mobilização integrada de diferentes áreas para garantir o sucesso do evento. A Fundação de Turismo (Fundtur) articula, junto ao trade turístico, roteiros de visitação ao Pantanal e a Bonito para participantes interessados em conhecer os destinos.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) vai reforçar o efetivo no aeroporto, nos locais da conferência e nas áreas de circulação dos participantes, com o objetivo de garantir a segurança e organizar o deslocamento do público.

Representantes do Ministério do Meio Ambiente agradeceram o comprometimento do Governo de Mato Grosso do Sul, destacando o papel estratégico do Estado na agenda internacional de conservação da biodiversidade.

 

Confira a galeria de imagens:

SIGA-NOS NO Google News