• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Capital tem rede de apoio para ajudar os desabrigados da Bahia

Organização pede para que todos ajudem a levar mantimentos para os afetados pelo desastre

Terça-feira, 28 Dezembro de 2021 - 17:25 | Isabela Duarte


Capital tem rede de apoio para ajudar os desabrigados da Bahia
Associação Comercial está recebendo doações (Foto: Luiz Alberto)

A Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (MS) está arrecadando doações para as vítimas das chuvas no sul da Bahia, fazendo parte da mobilização nacional promovida pelas Associações Comerciais.

A ação em caráter emergencial visa coletar a maior quantidade possível de alimentos não perecíveis, água potável, produtos de limpeza e de higiene pessoal, além de roupas e calçados para enviar aos municípios baianos mais afetados.

“Já estamos acionando outras entidades e empresas do estado para somar esforços nessa doação e pedimos a ajuda de toda a população", diz primeiro-secretário da ACICG, Roberto Oshiro, coordenador da ação.

Além disso, segundo o secretário, a Força Aérea foi contatada para verificar a disponibilidade e o protocolo de uso do avião cargueiro para entregar os donativos para os afetados pelas chuvas.

Capital tem rede de apoio para ajudar os desabrigados da Bahia
Prédio da Associação no Centro de Campo Grande (Foto: Luiz Alberto)

Como ajudar - interessados em colaborar podem entregar suas doações das 8h às 17h30 na sede da Associação Comercial situada na rua 15 de Novembro, 390, em frente à praça Ary Coelho, ou em alguma unidade do Corpo de Bombeiros na Capital.

Mais informações pelo telefone 3312-5020.

Até esta terça-feira, 28 de Dezembro, as associações comerciais de Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã e Camapuã confirmaram a participação no projeto, bem como, o Corpo de Bombeiros, Rotary (Campo Grande e Dourados), Abrasel e OAB-MS.

Além desses, a Asmad (Associação Sul-Mato-Grossense de Atacadistas e Distribuidores), Adesg (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra) e o SEAC/MS (Sindicato da Empresas de Asseio e Conservação do Estado de Mato Grosso do Sul) também vão ajudar.

Capital tem rede de apoio para ajudar os desabrigados da Bahia
(Foto: Luiz Alberto)

Desastre - por causa das chuvas, 116 municípios estão sendo afetados e o número de cidades que decretaram situação de emergência chega a 100. Várias cidades estão submersas.

Segundo a Defesa Civil da Bahia, até o momento, 470 mil moradores foram prejudicados de alguma maneira pelos temporais. As enchentes do estado já deixaram 20 mortos e mais de 50 mil desabrigados.

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia emitiu comunicado, na tarde desta terça-feira (28), sobre o aumento do fluxo das águas, com a abertura das comportas da barragem Machado Mineiro, no rio Pardo, região de Águas Vermelhas, em Minas Gerais, vindo em direção à Bahia. Há risco iminente de enchentes nas cidades de Itambé, Canavieiras, Mascote e Cândido Sales.

Até o momento, cerca de R$ 19 milhões já foram disponibilizados pela Defesa Civil Nacional para ações de resposta ao desastre natural e reconstrução de infraestrutura danificada, segundo Governo Federal.

(Dados do Portal R7)

SIGA-NOS NO Google News