Geral
Capital terá mutirão com 2 mil cirurgias e 20 mil atendimentos
Serão disponibilizados ainda consultas, exames e procedimentos nas áreas de oncologia, cardiologia, neurologia, oftalmologia e ortopedia
Sexta-feira, 14 Novembro de 2025 - 13:32 | Redação

A prefeitura de Campo Grande iniciou o mutirão que vai realizar 2 mil cirurgias e mais de 20 mil atendimentos especializados, incluindo consultas, exames e procedimentos nas áreas de oncologia, cardiologia, neurologia, oftalmologia e ortopedia.
Esta é a primeira etapa da ampliação no atendimento, que seguirá incorporando novas especialidades ao longo da execução do programa.
A força-tarefa começou em outubro, pelas cirurgias oncológicas, e deverá ser concluída em até 12 meses. Ao todo, 17,6 mil pacientes passarão pela Oferta de Cuidado Integrado (OCI), que garante acompanhamento completo – da consulta ao diagnóstico.
Com essa organização, a Secretaria Municipal de Saúde prevê nessa fase inicial reduzir em cerca de 20% a demanda reprimida, reforçando a rede pública de média e alta complexidade.
A execução é coordenada pela Sesau, dentro do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. A Prefeitura garantiu R$ 22 milhões para ampliar os atendimentos, por meio de repasses federais e emendas das senadoras Teresa Cristina e Soraya Thronicke e do deputado Dagoberto Nogueira.
O mutirão conta com hospitais públicos, filantrópicos e privados credenciados, entre eles Santa Casa, Hospital Adventista do Pênfigo, Hospital do Câncer, Hospital do Amor, Hospital Universitário, Hospital São Julião, Instituto da Visão, CENORT e CEM.

A prefeita Adriane Lopes destacou que o avanço só foi possível graças à articulação entre Ministério da Saúde, Prefeitura, instituições hospitalares e bancada federal, com foco na redução das filas e na ampliação do acesso à população.
“Neste momento, estamos apresentando resultados concretos das ações articuladas pelo Município por meio do Comitê Gestor da Saúde, que garantiu R$ 22 milhões junto ao Ministério da Saúde e à nossa bancada federal para ampliar consultas, exames e cirurgias à população. Com esses recursos, avançamos em parceria com os hospitais públicos e privados da Capital, assegurando mais resolutividade: mais de 2 mil pessoas serão atendidas em procedimentos cirúrgicos, reduzindo filas e acelerando o cuidado. E seguimos firmes na busca de novos investimentos para ampliar especialidades e entregar cada vez mais respostas à população de Campo Grande.”
O detalhamento técnico sobre os repasses e pactuações foi discutido em reunião nesta sexta-feira (14), no Paço Municipal, com representantes do Ministério da Saúde, da Prefeitura, Câmara Municipal e das instituições hospitalares participantes.
Últimas Notícias
- Morto a tiros - 14:50 Mandante e executor são presos por homicídio em Dourados
- Economia - 14:39 Energisa mantem atendimento neste feriado de Proclamação da República
- "Sentinela" - 14:00 Cinco pessoas são presas com armas e drogas durante operação
- Campo Grande - 13:50 Agetran divulga plano do transporte para o feriado de 15 de novembro
- Saúde - 13:32 Capital terá mutirão com 2 mil cirurgias
- Campo Grande - 13:00 Pátio abre campanha festiva no dia 17
- Educação - 12:19 Participantes do Enem podem estudar por aplicativo do MEC para domingo
- Qualificação - 11:50 Projeto de lei institui qualificação técnica para jovens acolhidos em MS
- Cidadania - 11:37 Vacimóvel leva imunização a diversos pontos de Corumbá
- A Fazenda - 10:52 Matheus Martins é eliminado de A Fazenda 17, com 28,95% dos votos

