• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

CAM de Dourados recebe dois aparelhos de ultrassom morfológico moderno

Novo equipamento fortalece os atendimentos voltados a saúde das mulheres no município

Sábado, 16 Maio de 2026 - 15:32 | Redação


CAM de Dourados recebe dois aparelhos de ultrassom morfológico moderno
Prefeito da cidade e deputada Lia Nogueira estiveram presentes na instalação do aparelho. (Foto: A. Frota)

O Centro de Atendimento à Mulher (CAM), em Dourados, recebeu dois novos equipamentos de ultrassom. A entrega foi realizada na manhã de terça-feira (12). Com isso, a unidade voltará a oferecer nos próximos dias exames de ultrassom morfológico e as equipes técnicas passarão por capacitação antes do início dos atendimentos.

O ultrassom morfológico permite uma avaliação mais detalhada do desenvolvimento fetal, possibilitando analisar com mais precisão a formação de órgãos como coração, cérebro, rins e outras estruturas do bebê, além de acompanhar crescimento, desenvolvimento e possíveis alterações ainda durante a gestação.

A aquisição representa um avanço significativo para a saúde pública do município, já que o procedimento não faz parte da tabela regular do Ministério da Saúde. Os equipamentos foram comprados por meio de recursos próprios da Prefeitura de Dourados.

Estiveram presentes na entrega dos aparelhos o prefeito Marçal Filho acompanhado da deputada estadual Lia Nogueira e do secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo. Para o secretário municipal da saúde, a realização desse procedimento é uma estratégia importante para o cuidado materno-infantil na sáude da região. Márcio enfatiza que a troca dos aparelhos antigos pelos mais modernos oferecem um diagnóstico mais preciso. “A qualidade das imagens melhora tanto a avaliação do profissional quanto a experiência da paciente. Também instalamos monitor para que a gestante acompanhe o exame em tempo real”, afirmou.

Em seu discurso, o prefeito Marçal Filho destacou a relevância de ampliar o cuidado com as gestantes de Dourados por meio de um atendimento mais humanizado, moderno e seguro para os pacientes. Marçal ainda agradeceu o apoio dos parlamentares estaduais e defendeu a necessecidade das futuras mães realizarem o exame. “O ultrassom morfológico é um exame extremamente importante porque permite identificar precocemente possíveis alterações e acompanhar a saúde da criança com muito mais precisão”, completou o prefeito.

Para a deputada Lia Nogueira, investir em estrutura é garantir mais qualidade no atendimento à população. “Esse novo equipamento fortalece o atendimento às mulheres e oferece mais qualidade para as gestantes que precisam desse acompanhamento especializado”, declarou.

O exame será destinado prioritariamente para gestantes de alto risco. O acompanhamento pré-natal continuará sendo realizado nas unidades básicas de saúde e, quando houver necessidade de exames especializados ou acompanhamento diferenciado, as pacientes serão encaminhadas ao CAM via regulação.

A coordenadora do CAM, Eliana Polotto, destacou que os aparelhos também poderão ser utilizados para outros tipos de exames, como ultrassonografia de abdômen, articulações e avaliação de DIU, ampliando o atendimento tanto para gestantes quanto para o público geral. Segundo ela, o CAM realiza atualmente mais de 3 mil atendimentos mensais, média de cerca de 300 procedimentos por dia, incluindo consultas ginecológicas, mastologia, patologia cervical e procedimentos como vasectomia.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  dourados  saude  mulher  maternidade