Geral
Arauco promove Jornada do Meio Ambiente e realiza plantio de árvores em MS
Encontro institucional e ação “Inocência Arborizada” reforçam compromisso com o Cerrado, sustentabilidade e integração com a comunidade local
Sábado, 29 Novembro de 2025 - 13:50 | Sandra Salvatierre

A Arauco Brasil realizou, na quarta-feira, dia 26, um encontro institucional na Casa Arauco, localizada em Inocência (MS), seguido da ação “Inocência Arborizada”, com o plantio de mudas nativas em área urbana do município. A iniciativa integra a Jornada do Meio Ambiente e reforça o compromisso da companhia com o desenvolvimento sustentável, o fortalecimento de parcerias locais e a valorização do bioma Cerrado, onde está situado o Projeto Sucuriú, marco da entrada da divisão de celulose da empresa no Brasil.
No período da tarde, o encontro na Casa Arauco reuniu membros da comunidade, representantes da Prefeitura de Inocência, lideranças institucionais e empresariais, vereadores, representantes do Sindicato Rural local, além de integrantes do corpo diretivo e gerencial da Arauco. A pauta incluiu o compartilhamento de estratégias de gestão ambiental, uso consciente da água, manejo de resíduos e integração entre iniciativa privada e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento com responsabilidade socioambiental.
Na sequência, estudantes participaram do plantio de 150 mudas de espécies nativas da região, entre elas: pata-de-vaca, tamboril, quaresmeira, barbatimão, caliandra e tarumã todas indicadas para o ambiente urbano, com reconhecido potencial de arborização sustentável. A ação foi protagonizada por alunos do CEI (Centro Educacional Prof. Olivalto Elias da Silva), simbolizando um pacto coletivo por um futuro mais verde e resiliente, em harmonia com as características do Cerrado e seu papel estratégico na conservação dos recursos naturais.
“Recebemos com entusiasmo esta primeira ação de plantio, que transforma uma das principais ruas da cidade em um símbolo vivo da beleza e da riqueza do Cerrado. Que cada árvore seja um convite à reflexão sobre a importância de preservar aquilo que nos conecta à nossa origem e ao nosso futuro”, destacou o prefeito de Inocência, Antônio Ângelo, ao parabenizar a Arauco pela Jornada iniciada em 2 de junho.
Para Theófilo Militão, diretor de ESG e Relações Institucionais da Arauco, a iniciativa fortalece laços entre a companhia e a população local. “A valorização do bioma Cerrado e a integração com as comunidades do entorno são essenciais no desenvolvimento do Projeto Sucuriú. Ao plantar espécies nativas, reforçamos a importância de preservar o equilíbrio ambiental e fortalecer os vínculos com as pessoas que vivem nessa região, junto a uma das mais ricas áreas de biodiversidade do planeta”, afirmou.
Além da referência ao Dia Internacional do Meio Ambiente (5 de junho), a Jornada mobilizou colaboradores da Arauco e das empresas atuantes no Projeto Sucuriú em ações temáticas que abordaram questões como biodiversidade regional, práticas sustentáveis em obras civis, eficiência no uso de recursos e impactos das mudanças climáticas.
Segundo a gerente de Meio Ambiente da Arauco, Camila Paschoal, o trabalho na região é contínuo. “Além dos 24 programas de monitoramento ambiental desenvolvidos durante a fase de instalação da fábrica, desde 2024 a Arauco iniciou ações de educação ambiental em Inocência e São Pedro, com o objetivo de conscientizar sobre a biodiversidade e os recursos naturais, garantindo um crescimento sustentável para as cidades”, explicou.
Com investimento de US$ 4,6 bilhões, o Projeto Sucuriú contempla a construção de uma planta com capacidade de produção de 3,5 milhões de toneladas de celulose por ano. O empreendimento está sendo desenvolvido em uma área de 3.500 hectares, às margens do Rio Sucuriú, a cerca de 50 quilômetros do centro de Inocência. As obras tiveram início em 2024 e a operação plena está prevista até o final de 2027.
Desde a sua concepção, o projeto adota uma abordagem ambientalmente responsável, com monitoramento contínuo da fauna e flora locais e mapeamento de áreas prioritárias para conservação. Durante as obras, serão gerados mais de 14 mil empregos diretos, e, na fase operacional, cerca de 6 mil postos de trabalho permanentes, nas áreas florestal, industrial e logística.
A planta será autossuficiente em energia, com capacidade de geração superior a 400 megawatts (MW) dos quais cerca de 200 MW serão utilizados internamente, e o excedente será disponibilizado ao sistema elétrico nacional, potencialmente suficiente para abastecer mais de 800 mil habitantes.
Sobre a Arauco Brasil
Presente no Brasil desde 2002, a Arauco atua nos segmentos Florestal e de Madeiras, com o propósito de, a partir da natureza e de fontes renováveis, contribuir com as pessoas e o planeta. A empresa emprega mais de 3 mil colaboradores próprios e conta com cinco unidades industriais no país.
As operações incluem a produção de painéis em fábricas localizadas em Jaguariaíva (PR), Ponta Grossa (PR) e Montenegro (RS); painéis e molduras em Piên (PR); e resinas e químicos em Araucária (PR). Em 2027, a companhia se prepara para inaugurar sua primeira fábrica de celulose branqueada em Inocência (MS).
Com atuação orientada por práticas ESG, a Arauco possui certificação FSC® (Forest Stewardship Council®) em suas florestas reconhecimento de um manejo ambientalmente responsável, socialmente justo e economicamente viável. Foi a primeira companhia florestal do mundo a receber a certificação de Carbono Neutro, em 2020, emitida pela Deloitte e auditada pela PricewaterhouseCoopers. Globalmente e no Brasil, a empresa atua com foco na gestão responsável da água, na conservação da biodiversidade e na remoção de dióxido de carbono da atmosfera.
Últimas Notícias
- Saúde Pública - 14:19 Nova etapa da castração que atenderá mais 750 animais em Dourados
- Sucuriú - 13:50 Arauco promove Jornada do Meio Ambiente e realiza plantio de árvores em MS
- Economia - 13:36 Governo quer regulamentar mercado de carbono até fim de 2026
- Economia - 13:00 Dez mil famílias de 5 cidades de MS podem negociar débitos de energia
- Telessaúde - 12:12 Telessaúde de MS amplia atendimentos e lança cursos de capacitação
- Infraestrutura - 11:50 Homologada licitação para reforma da quadra esportiva da Praça Coophasul
- Trabalho - 11:32 Setor de serviços terceirizáveis cria 1.357 vagas no 1º semestre em MS
- Educação - 11:00 Busca Ativa reduz abandono e aumenta permanência de estudantes nas escolas
- Campo Grande - 10:40 Condenado por 2º feminicídio registrado em MS tem redução de pena
- Esporte - 10:30 Campo-grandense conquista medalhas de atletismo no Chile

