Geral
A era dos dados e das criptomoedas: como a tecnologia está moldando a nova economia digital
O mundo possui cerca de 8 bilhões de habitantes, destes, a estimativa mais recente da Triple A é que 425 milhões deles detêm criptomoedas
Quarta-feira, 12 Novembro de 2025 - 10:12 | Redação

A transformação digital e o avanço das criptomoedas estão redefinindo a economia global. Entenda como blockchain, IA e segurança de dados moldam o futuro das finanças.
A evolução das criptomoedas dentro da transformação digital e da nova economia global é perceptível. O mundo possui cerca de 8 bilhões de habitantes, destes, a estimativa mais recente da Triple A é que 425 milhões deles detêm criptomoedas, participando de um mercado trilionário.
No Brasil, a Receita Federal identificou que 25.126 pessoas físicas teriam, ao final de 2022, investimentos em Bitcoins. Hoje, o país possui mais investidores em criptomoedas do que em outros fundos, como bolsas. Esses ativos digitais são atrativos e estão beneficiando milhares de pessoas ao redor do mundo. A digitalização financeira é um dos pilares da economia moderna e promete revolucionar a forma como vemos o dinheiro.
Diante de tamanha revolução, vários sites e plataformas passaram a prestar serviços voltados para quem tem interesse no universo cripto. A Binance, por exemplo, oferece ferramentas que conectam tecnologia e comportamento econômico de forma acessível e segura. Acompanhar criptomoedas hoje gráfico em plataformas seguras é mais do que observar números, também é compreender comportamento, tecnologia e inovação.
A transformação digital no sistema financeiro
A digitalização dos serviços financeiros mudou o comportamento das pessoas e das empresas. O constante crescimento do uso de ativos digitais e carteiras virtuais, além da busca ativa das pessoas por formas alternativas de investimentos digitais, evidencia a nova tendência.
Tokens, descentralização, open banks, dentre outros canais que estão sendo cada vez mais usados pelas pessoas, passaram a ser queridinhos no meio financeiro. Investidores em todo o país têm procurado formas de se adaptar a esse sistema e participar da revolução digital-financeira.
Em simultâneo, sites e plataformas que não somente permitem que você compre ativos, mas também os acompanhe, estão ganhando espaço e volume de entusiastas. Não somente comprar criptomoedas, quem investe nesse mercado também busca possibilidade de acompanhar variações de valores, números, históricos, possibilidades, dentre outros.
Blockchain e confiança: a base da nova economia.
Antes de mais nada, é importante falar da descentralização. Esse é um conceito novo e muitos podem não compreender ele com facilidade. No entanto, é uma forma de organizar a tecnologia e atuar no meio digital que está sendo valorizada cada vez mais e observada de perto.
O sistema descentralizado financeiro (DeFi) é aquele que não reúne todo o poder e controle em um só lugar, empresa ou pessoa. Muito pelo contrário, ao se envolver no meio, você, um usuário ou consumidor, participa ativamente do desenvolvimento e manutenção daquele sistema. O blockchain é um espaço descentralizado, quando o conceito sai do papel e se transfere para uma espécie de nuvem.
A tecnologia blockchain permite a verificação e autenticidade sem intermediários. Fora isso, também dá acesso para o usuário poder acompanhar dados, atualizações e movimentações. No caso das criptomoedas, o blockchain exibe todas as movimentações do ativo e traz segurança ao não permitir que ninguém faça qualquer modificação nos dados, nem mesmo o proprietário inicial do sistema.
Dados abertos e segurança digital
A participação da tecnologia na economia não aconteceu do dia pra noite, muito pelo contrário. Ativos digitais, transações online, bancos virtuais e moedas totalmente no meio cripto, são recentes e fazem parte de um longo processo de digitalização que exigiu grande modernização na tecnologia de segurança digital.
Hoje, ao fazer transações online, em especial usando criptoativos, você contará com um rastreamento de dados completo e proteção por criptografia para se sentir confortável. As exchanges mais importantes do mercado hoje adotam camadas extras de segurança e auditorias tecnológicas a fim de proporcionar mais segurança e conforto.
Tendências e avanços tecnológicos nas criptomoedas
IA e Big Data estão sendo cada vez mais aplicados à análise de comportamento econômico. Isso não tem relação direta com valores e preços no mercado, mas sim a forma como a população se relaciona com o próprio dinheiro e a possibilidade de investimentos. A chegada dos chamados smart contracts e automatização de processos financeiros está se tornando presente e mudando perspectivas de quem investe.
Novos avanços até mesmo na ciência contribuem para avanços também tecnológicos e do setor financeiro mundial. Tecnologias emergentes, como a IoT e computação quântica, trazem debates sobre segurança, velocidade e economia. Tudo isso contribui para um mecanismo de investimentos cada vez mais moderno e atrativo.
Inteligência artificial e criptomoedas: a análise baseada em comportamento
Toda a psicologia por trás das criptomoedas é muito complexa, mas a IA e pesquisas avançadas estão nos ajudando a entender como a sociedade encara essa nova versão de dinheiro. Lado a lado com as pesquisas de uso e comportamento online, há o uso de algoritmos em exchanges modernas para melhorar a experiência do usuário e a segurança do sistema.
Hoje, a importância das criptomoedas para a segurança da informação é fundamental, podemos dizer que o banco digital andou para que as criptomoedas corressem e elas correram para que o PIX voasse. Entender o cenário de criptomoedas hoje é compreender como os dados e a tecnologia estão moldando o futuro da economia digital.
Últimas Notícias
- Em Campo Grande - 11:25 Pregador Miguel visita Campo Grande
- Minha Casa Minha Vida - 11:19 Conselho do FGTS eleva teto de imóveis do Minha Casa, Minha Vida
- Operação Protetor - 10:50 Três veículos foram apreendidos por contrabando na fronteira
- Maracaju - 10:33 BPMRv apreende produtos contrabandeados em Maracaju
- Imposto - 10:17 Condutores terão 15% de desconto
- Investimento - 10:12 A era dos dados e das criptomoedas: como a tecnologia está moldando a nova economia digital
- Três Lagoas - 09:50 Condenado por matar policial é morto durante confronto
- PRF - 09:33 Dois homens são presos transportando cocaína e haxixe em Terenos
- Vagas - 09:25 Funsat realiza evento do Novembro Azul com oportunidades em 182 empresas
- Educação - 09:09 Beneficiário do Pé-de-Meia ganha R$ 200 se fizer dois dias de Enem

