Economia
Indústria de MS cria 7,8 mil empregos e bate recorde no ano
Setor respondeu por 54% das vagas geradas no Estado entre janeiro e abril, impulsionado por investimentos em novas fábricas e grandes obras
Domingo, 14 Junho de 2026 - 14:15 | Sandra Salvatierre

A indústria de Mato Grosso do Sul gerou 7,8 mil vagas de emprego formal entre janeiro e abril de 2026, alcançando o melhor resultado da série histórica para os quatro primeiros meses do ano. Os dados são do Observatório da Indústria da Fiems, com base nas informações do Novo Caged.
O desempenho consolidou o setor como principal motor da geração de empregos no Estado no período. Juntos, os segmentos da indústria de transformação, construção civil, serviços industriais de utilidade pública e indústria extrativa mineral responderam por 54% de todos os postos de trabalho criados em Mato Grosso do Sul nos primeiros quatro meses do ano.
Com o avanço das contratações, a indústria sul-mato-grossense encerrou abril com mais de 177,6 mil trabalhadores com carteira assinada. Desse total, 121,5 mil estão empregados na indústria de transformação, 42,9 mil na construção civil, 8,5 mil nos serviços industriais de utilidade pública e 4,8 mil na indústria extrativa mineral.
O resultado reflete, principalmente, os investimentos bilionários destinados à implantação e ampliação de empreendimentos industriais em diversas regiões do Estado. A construção de novas fábricas e a expansão de plantas já instaladas seguem impulsionando a demanda por mão de obra, especialmente na construção civil.
Entre as atividades que mais contrataram no período, destaque para a construção de edifícios, que abriu 2.111 vagas, seguida pelas obras de montagem industrial, com 1.003 novos postos de trabalho. Também registraram desempenho expressivo a construção de rodovias e ferrovias (+641), instalação e manutenção elétrica (+267) e obras de terraplanagem (+263).
Na indústria de transformação, o maior saldo de empregos foi registrado pela fabricação de álcool, com 991 vagas criadas. Na sequência aparecem o abate de suínos (+378), a fabricação de máquinas e equipamentos para uso industrial (+326), o abate de aves (+213), a fabricação de produtos de carne (+122), a fabricação de açúcar (+122) e o abate de bovinos (+113).

(Foto: Divulgação)
No recorte por municípios, Inocência liderou a geração de empregos industriais no Estado, com saldo positivo de 3.174 vagas. O resultado está diretamente relacionado aos investimentos em grandes empreendimentos em implantação na região.
Campo Grande aparece na segunda posição, com 1.765 novos postos de trabalho, seguida por Três Lagoas (+616), Dourados (+419), Rio Brilhante (+322), Nova Andradina (+230), Itaquiraí (+156), Mundo Novo (+154), Sidrolândia (+148) e Corumbá (+102).
Os números reforçam o papel estratégico da indústria na economia sul-mato-grossense e evidenciam o impacto dos investimentos privados e públicos na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional.
Últimas Notícias
- Carros antigos - 17:17 Projeto de lei inclui Retrocar MS no calendário oficial de Campo Grande
- Saúde - 16:42 Estudo alerta para avanço de bactéria em criações de peixes
- Tiradentes - 16:16 Projeto de 464 moradias entra em consulta pública em Campo Grande
- Justiça - 15:50 Eleições: TSE assina acordo com big techs para combater desinformação
- Bem-estar - 15:15 Veterinária explica como preparar a família para a velhice dos pets
- Nacional - 14:45 Comissão aprova novas regras para placas de atendimento prioritário
- Meio Ambiente - 14:09 Projeções indicam até 127 dias de calor extremo por ano até 2075
- Faturas - 13:43 Projeto obriga envio de boletos com 10 dias de antecedência em MS
- Economia - 13:00 Reforma tributária põe em risco crédito de 66,2% das notas fiscais
- Poder Legislativo - 12:45 Projeto prevê prioridade no atendimento médico a mães e pais atípicos

